3 July 2025 -
Recentemente, as escolas municipais Professor João Camilo de Oliveira Torres, na Regional Noroeste, e Theomar de Castro Espíndola, na Regional Centro-Sul, realizaram atividades relacionadas ao circo, com objetivos diferentes. Confira, a seguir, as práticas desenvolvidas por cada uma delas.
EM Professor João Camilo de Oliveira Torres
A Escola Municipal Professor João Camilo de Oliveira Torres (EMPJCOT) promoveu o projeto “Circo da Alegria”, que resgatou a magia e o encanto do circo para os(as) alunos(as) da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, no dia 27 de março. A iniciativa celebrou o Dia do Circo com atividades que estimularam a imaginação e a curiosidade das crianças. O objetivo era despertar o lúdico, contribuindo para a formação da identidade, da autonomia e do senso crítico das crianças.
O projeto, desenvolvido pela professora Luciane Aparecida Alves dos Santos, também buscou apresentar a arte circense aos(às) estudantes, muitos(as) deles(as) sem contato anterior com o universo do circo, resgatando sua importância cultural e social.
Durante a atividade, o auditório da escola foi transformado em uma tenda de circo, decorada com balões e painéis coloridos. A professora Luciane, vestida de Palhacinha Pink, com cabelos cor-de-rosa e roupas vibrantes, animou a plateia com brincadeiras, danças e chuva de bolinhas de sabão. Além disso, as crianças conheceram a história do circo, suas principais atrações e curiosidades, como a participação de animais nos espetáculos antigos e as mudanças ocorridas a partir dos anos 2000.
O evento contou ainda com um show de mágica. Alguns(Algumas) alunos(as) participaram das apresentações, ajudando a criar ilusões e truques, o que despertou o senso de observação e a criatividade dos(as) pequenos(as). Ao final, os(as) alunos(as) da Educação Infantil receberam, como lembrancinha, um palhaço esconde-esconde.
O aluno Enzo da Silva comentou sobre a experiência: “Eu fiquei feliz em poder saber um pouco de como é um circo, já que nunca fui em um. Achei muito engraçada a Palhacinha Pink, e o show de mágicas foi o melhor, porque ela transformou uma garrafa de água em suco de laranja. Ninguém descobriu como ela fez isso. Achei muito divertido e ri demais!”
Estudantes participam de apresentação circense
Acervo Luciane Santos
#paratodosverem: a foto mostra, em um palco, uma mulher vestida de palhaça, com vestido de bolinhas coloridas, meia listrada e nariz vermelho, segurando um balão preto. Ao lado dela, um estudante com chapéu multicor também segura um balão e sorri. Há um painel ilustrado com personagens de circo e balões no teto. Uma mesa à frente contém um tecido e, embaixo dela, está uma cartola e um chapéu.
EM Theomar de Castro Espíndola
A Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola (EMTCE), por meio da equipe do Programa Escola Integrada (PEI), decidiu transformar a escola em um circo nos dias 21 de março e 5 de abril. O objetivo era mostrar aos(às) estudantes a magia do circo e homenagear a aluna colombiana Mila Katari Mendez.
Ao ver o interesse das crianças pelas oficinas de capoeira, dança e música, o Programa Escola Integrada (PEI) proporcionou um espetáculo que foi além: inseriu as crianças no mundo do sonho e do impossível bem como proporcionou a superação de seus limites. Também houve uma apresentação do pai da aluna citada anteriormente, que apresentou malabarismos e sua arte circense de rua, valorizando, assim, a comunidade escolar.
Wendy Vieira Soares, assistente social da escola, elogiou os impactos da prática dentro da comunidade: “O projeto trouxe integração para toda comunidade escolar, o engajamento das famílias, monitores, alunos e demais profissionais da escola. Possibilitou um momento especial de trocas de saberes, ludicidade e inclusão. Em especial, a participação das crianças, que realizaram uma apresentação com entusiasmo, alegria, envolvimento e entrega em realizar um verdadeiro espetáculo circense.”
Estudantes apreciam a arte circense na escola
Acervo EMTCE
#paratodosverem: na foto, crianças se apresentam em uma escola, com roupas coloridas. Duas meninas giram um bambolê, enquanto outra está na ponta do pé. Ao fundo, um tecido colorido está pendurado na parede. Há quatro pessoas adultas, duas vestem fantasias de palhaço e outra usa cartola, luvas e saia; a terceira segura um microfone. A plateia é formada por crianças uniformizadas sentadas no chão.