Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças sentadas no chão em círculo, sorrindo e segurando grandes folhas verdes de hortaliças. No centro, há uma bandeja cheia de folhas semelhantes. Elas vestem uniformes escolares em azul, branco e verde, e algumas carregam sacolas laranjas.
Acervo EMPCC

Aprendendo sobre os alimentos na prática

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Professora Consuelita Cândida, da Regional Nordeste, apostou em uma nova abordagem para mudar a cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e qualidade de vida, ao colocar a horta escolar como centro da atividade.

 

O projeto “Horta Feliz” proporciona experiências educativas que ajudam os estudantes a entender a diversidade e a importância da conservação e da alimentação. Também estimula o interesse pela ciência, pela natureza e promove uma atitude proativa em relação à proteção ao meio ambiente e à alimentação.

 

O projeto é desenvolvido de forma contínua durante o ano, realizando atividades diversas como pesquisas sobre hortas e alimentos, registros variados sobre os resultados feitos em forma de fotografia, desenhos, colagem e escrita. O projeto também potencializou a criação da horta da EMPCC, que possibilitou aos estudantes aprenderem sobre adubagem, rega, plantio e colheita das hortaliças e legumes.

 

Além disso, também foi feito um mural expondo todo o trabalho feito pela equipe durante o projeto, acompanhado de outras atividades como preparação de saladas, tortas, refogados e molhos com os alimentos da horta.

 

O “Projeto Horta Feliz” traz novas experiências e encantamento aos estudantes. Sarah Luisa Morais Santos, de 10 anos, comentou que o projeto é emocionante e que aprender a manusear plantas é essencial para cuidar da natureza. “As crianças aprendem a cuidar da natureza, além de ser uma atividade diferente e bem divertida! Eu gosto muito de comer as hortaliças que a gente planta, principalmente alface!”.