Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de estudantes em um corredor escolar, vestidos com cartolas pretas enfeitadas com faixa vermelha e roupas variadas, alguns de uniforme. Uma aluna segura uma caixa preta decorada com estrelas amarelas. Eles sorriem enquanto uma mulher, em pé ao lado, registra a cena com um celular.
Acervo EMDRA

Aprendendo com poemas

criado em - atualizado em

Buscando potencializar o gosto por poemas, a Escola Municipal Deputado Renato Azeredo, da Regional Venda Nova, revitalizou um projeto de 2023 para os estudantes do Fundamental Anos Iniciais. O “Visita Poética”, além de incentivar a escrita de textos, promove um momento de afetividade entre estudantes e educadores. 

 

O objetivo da prática é promover o gosto pela leitura de poemas por toda a escola. Estudantes pesquisaram biografias de autores famosos e suas obras para então visitar cada espaço da escola recitando os poemas.

 

Alguns autores destacados pela equipe do projeto foram Cecília Meireles, Elias José e Sérgio Cappareli. Os participantes foram para as salas de aula, biblioteca, secretaria, coordenação, cantina, portaria, entre outros, e preencheram todos os cantos com poesias.

 

Depois das visitas, os estudantes escreveram suas experiências em um álbum, chamado de “Memórias Poéticas”, eternizando estes momentos tão especiais. Todos da comunidade escolar ficam encantados ao receber a Visita Poética, desfrutando de poemas que falam sobre  infância, cotidiano, natureza, angústias, medos, família e amizade.

 

A prática pode tornar o cotidiano de todos mais alegre, servindo como fonte de motivação e tornando o ambiente escolar mais leve e bonito. A professora Elisa Augusto Barbosa Ribeiro disse que receber as Visitas Poéticas é sempre um momento especial no seu dia. “O projeto é extremamente importante para os estudantes diretamente envolvidos, que têm a oportunidade de estudar os textos e de se preparar para apresentá-los, mas considero mais importante ainda para os estudantes que assistem a esse espetáculo”, afirma.