14 March 2025 -
Nas primeiras aulas de Português do ano da turma do 6º ano, na Escola Municipal Paulo Mendes Campos (EMPMC), um aluno questionou por que os(as) colegas usavam o termo “autista” de forma agressiva e pejorativa. Inspirada, a professora Gisella Nogueira de Souza decidiu abordar o assunto de forma pedagógica e começou o projeto “Alô TEA”, que se estenderá ao longo do ano.
A psicóloga Daiana Louise da Silva Dias e a assistente social Islany Barbosa Almeida foram convidadas para conversar com a turma durante a aula. Assim, falaram sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), permitindo que os(as) estudantes compreendessem que o TEA é uma alteração cerebral que pode afetar o desenvolvimento motor, comportamental e da linguagem, manifestando-se em níveis: leve, moderado e severo.
A turma também percebeu que muitos(as) dos(as) alunos(as) autistas possuem altas habilidades e que o diagnóstico de um(a) especialista permite o desenvolvimento dessas habilidades. O momento rendeu frutos, durante a atividade, os(as) alunos(as) realizaram entrevistas, pesquisas aplicadas, debates regrados e análises de vídeos na internet, estudando sobre o TEA e seus desdobramentos. O projeto continuará nas próximas etapas, com os(as) participantes apresentando casos vivenciados ou conhecidos e analisando comportamentos comuns de pessoas diagnosticadas com TEA.
A prática foi de suma importância para os(as) estudantes e educadores(as) envolvidos(as). A psicóloga Daiana comentou que foi um momento especial para ela e que mal pode esperar para educar mais alunos(as) sobre o assunto: "Foi uma delícia participar desse momento! Muito obrigada pelo convite porque é sempre um prazer estar com nossos estudantes, que nos ensinam tanto! Que esses momentos possam acontecer muitas outras vezes."