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#paratodosverem: a imagem mostra duas meninas sorrindo enquanto fazem uma refeição em um ambiente escolar. Elas estão sentadas à mesa com pratos de comida equilibrada, contendo arroz, feijão, vegetais como couve e beterraba, além de pedaços de frango. A menina à esquerda veste uma camiseta verde, enquanto a menina à direita usa uma blusa branca e tem um laço azul no cabelo. Ao fundo, outras crianças também estão se alimentando.
Acervo EMPLO

Alimentação saudável e tecnologia na Emplo

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (Emplo) desenvolveu uma iniciativa inovadora para incentivar as experiências alimentares das crianças de 3 a 5 anos. O projeto teve duração média de um mês e envolveu a família com atividades realizadas em casa. Além de incentivar a nutrição saudável, o objetivo foi proporcionar vivências ricas e significativas para toda a comunidade.


A atividade surgiu da observação da equipe escolar quanto à alimentação dos(as) alunos(as), que se recusavam a aceitar alimentos diferentes e experimentar legumes e verduras, principalmente. Ao acolher as crianças e as famílias, os(as) educadores(as) tiveram a oportunidade de mudar o cenário e instauraram o projeto alimentar. A professora Priscilla dos Santos relatou que alguns de seus(as) alunos(as) choravam ao se oferecerem legumes, verduras e hortaliças. Após a iniciativa, as crianças se envolveram na atividade, experimentando os alimentos de forma lúdica, e se divertiram bastante.


As ações foram fundamentadas em ampliar o consumo de legumes, hortaliças e vegetais por meio de práticas divertidas para chamar a atenção das crianças. O ponto principal do projeto foi estimular a interatividade entre a família e os(as) pequenos(as), assim, o dever de casa foi uma maneira de os(as) responsáveis participarem do processo. 


Para englobar tecnologia à iniciativa, a escola disponibilizou QR Codes de músicas e materiais referentes à alimentação saudável, e os pais enviavam fotos da vivência realizada com os(as) filhos(as) a serem anexadas nas matrizes de caderno. Dessa forma, os(as) alunos(as) continuam o aprendizado e a estimulação em casa. Uma das brincadeiras realizadas foi a experimentação vendada, na qual as crianças ingeriram os alimentos sem olhar, para tentar adivinhar, pelo sabor, o alimento que consumiam.


Luana da Silva, mãe da aluna Maria Tereza Severiano, de 4 anos, contou que o projeto tem incentivado a família toda a se alimentar melhor. “O projeto alimentação saudável é de uma importância inenarrável para todos. Acho excelente, pois uma criança incentiva a outra. A Maria Tereza não gosta de determinados alimentos que nunca experimentou, mas quando os coleguinhas comem, ela come também. Ela tem um irmão mais novo que gosta de imitar o que ela faz, e ela, se alimentando direito e bem, o influencia também. O projeto nos ajuda e a família também se alimenta melhor”, afirmou.