15 Abril 2025 -
Reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática, no mês de abril, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o "Abril Azul", a Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Galeria AUT, projeto que, há mais de 10 anos, promove a arte produzida por pessoas no espectro autista, receberá a exposição “Ressonâncias – Ecos da Inclusão”.
A mostra convida os(as) visitantes a conhecerem diferentes formas de percepção e expressão, valorizando as experiências de pessoas autistas. O contato com essas produções artísticas é uma forma potente de quebrar estigmas, estimular a empatia e promover a escuta, ao reunir obras de artistas autistas, instalações interativas e materiais audiovisuais que provocam reflexão sobre os desafios e as conquistas no caminho da inclusão, aproximando, assim, o público das realidades e potencialidades presentes no espectro autista. A exposição estará disponível entre os dias 15/4 e 15/5, no saguão do primeiro andar do prédio Smed, na Rua Carangola 288, das 8h às 17h.
Além disso, escolas da Rede Municipal de Educação (RME) incluíram práticas sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, apresentando o assunto para a comunidade escolar de forma lúdica.
Transtorno do Espectro Autista em debate
Iniciativa faz parte das práticas da Semana de Conscientização ao Autismo
A “Semana de Conscientização ao Autismo” teve início no dia 2 de abril, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Visando promover debates e conscientização sobre o assunto, a professora Andréa Dani Marques Nobre e as profissionais do projeto Psicólogos e Assistentes Sociais (PAS) Silvany Rodrigues dos Santos e Maria de Loudes Cruz Cerqueira promoveram uma roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho (Emaac). O evento contou com a participação de estudantes, professores(as) e funcionários(as), reforçando a importância da inclusão e da empatia no ambiente escolar.
Durante a atividade, foram apresentados vídeos explicativos abordando temas como: o que é o autismo, como as pessoas autistas percebem o mundo e quais são as especificidades desse transtorno. O principal objetivo da roda de conversa foi sensibilizar a comunidade escolar, promovendo o respeito à diversidade e combatendo estereótipos, preconceitos e discriminação. A interação entre os(as) participantes permitiu um diálogo aberto e reflexivo, fortalecendo a construção de uma cultura inclusiva dentro da escola.
A expectativa é que a iniciativa contribua para uma sociedade mais acolhedora e consciente, na qual a diversidade seja valorizada e celebrada. "A roda de conversa sobre o autismo foi muito importante e esclarecedora. Nosso objetivo é criar uma escola ainda mais inclusiva, com respeito à diversidade. Precisamos garantir que todos os alunos se sintam acolhidos e compreendidos, pois a educação inclusiva é um compromisso de toda a comunidade escolar. Trabalhar a empatia desde cedo é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, pontua Mara Lúcia Pereira Alves Martins, diretora da escola.
EM Agenor Alves de Carvalho debate TEA em roda de conversa
Foto: Acervo Emaac
#paratodosverem: Fotografia colorida de cinco mulheres sorridentes. Ao fundo, uma arte está projetada na parede com os dizeres: “2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. O espaço possui elementos como uma estrutura com bolinhas roxas, à esquerda, e uma estrutura com um tubo luminoso cor-de-rosa, à direita. No alto, estão instalados cinco refletores.
Projeto TEAcolho tem roda de conversa e Blitz Azul
Iniciativas da Emei Alessandra Salum Cadar no Dia Mundial da Conscientização do Autismo
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alessandra Salum Cadar realizou, em 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma roda de conversa com a comunidade escolar, para ampliar o acesso às informações sobre o autismo. A atividade foi parte do “Projeto TEAcolho”, coordenado pela psicóloga Tânia Beatriz e pelo assistente social Wellington Maciel, do Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS).
Para participar da ação e esclarecer dúvidas sobre o autismo, foi enviado um convite. Nesse dia, houve a “Blitz Azul”, com a escola decorada com balões azuis e um painel informativo. Adesivos com o símbolo do autismo foram distribuídos às crianças, aos pais e aos(às) funcionários(as), que foram convidados(as) a vestir azul, tendo grande adesão. As crianças foram orientadas sobre o autismo de forma lúdica, com respeito e compreensão.
“O evento foi de grande importância para a comunidade. Foi um momento onde recebemos informações sobre o autismo, nos levando a perceber quão importante é conhecer sobre o tema. Além dos conhecimentos repassados pela psicóloga Tânia, tivemos um momento de escuta e trocas de experiências com as mães atípicas presentes na palestra”, relata Gabriela Soares Jardim, mãe de um aluno da escola.
Ação foi articulada pelo Projeto PAS
Foto: Acervo EMEI Alessandra Salum Cadar
#paratodosverem: Fotografia colorida de diversas pessoas vestidas de azul, durante a “Blitz Azul”, em uma área coberta, com paredes amarelas e piso azul. Ao fundo, há portas de vidro e, à direita, uma janela com grades brancas.
Com informação, a comunidade vence o preconceito
EM Profa. Consuelita Cândida realiza encontro de conscientização com pais sobre TEA e TDAH
No dia 11 de abril, a Escola Municipal Professora Consuelita Cândida, Regional Nordeste, realizou um encontro da Escola de Pais sobre conscientização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A ação faz parte do calendário do “Abril Azul”, voltado à conscientização do TEA. O momento teve participação ativa das famílias, que demonstraram grande interesse em aprender mais sobre os temas.
A conversa foi guiada pela psicóloga Márcia Heloisa dos Reis de forma sensível e esclarecedora. Além de falar sobre sinais, desafios e potencialidade das crianças, ela ressaltou a importância da escuta, paciência e parceria entre escola e família.
O encontro é parte de uma série de ações realizadas no “Abril Azul”, em que a escola está ensinando às crianças que o espaço escolar é um lugar de respeito e inclusão.
Segundo a vice-diretora, Simone Silva e Nogueira: “Esse trabalho foi maravilhosamente estendido aos pais, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o autismo e o TDAH. Foi um momento maravilhoso!”
O encontro foi realizado com o apoio da equipe gestora da escola, que reforçou o compromisso com a inclusão, o acolhimento e o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade escolar e as famílias.
As ações de conscientização do “Abril Azul” abrangem os pais
Foto: Acervo EM Professora Consuelita Cândida
#paratodosverem: Na imagem apresentada, os pais estão em uma sala fechada, sentados em cadeiras de plástico brancas. No canto esquerdo, há pufes coloridos no chão e, acima deles, uma janela com uma cortina verde musgo. Em frente aos pais, há uma apresentação de slides por meio de uma tela de projeção, situada em frente a um quadro branco. A psicóloga está na lateral esquerda da tela, apresentando o material. Ao lado do quadro, também à esquerda, estão dois armários de cor branca e cinza.