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#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças sentadas no chão em um círculo dentro de uma sala de aula. Elas vestem camisetas verdes do uniforme escolar e seguram pequenos recipientes com suco. Algumas crianças parecem sorrir e interagir entre si. Atrás do grupo, há algumas professoras e auxiliares em pé, observando e participando da atividade. A sala tem mesas e cadeiras vermelhas ao fundo, mochilas penduradas nas cadeiras e estantes com materiais organizados.
Acervo Emarg

A grande expedição da acerola

criado em - atualizado em

 

A fim de estimular a criatividade das crianças do 5º ano B da Educação Infantil, do período integral da tarde, a Escola Municipal Américo Renê Giannetti (Emarg) desenvolveu o projeto “A grande expedição da acerola”, que, por meio da exploração do ambiente escolar, incentivou a observação da natureza, o contato com alimentos saudáveis e a experimentação culinária, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.


A atividade ocorreu ao longo de uma semana e contou com a participação de estudantes de até 5 anos, um público que, por estar na fase inicial da aprendizagem, apresenta interesse pelo lúdico e pela experimentação sensorial, o que fez com que a prática fosse bem aproveitada pelos(as) pequenos(as).


A primeira atividade foi uma expedição pelo pátio da escola, onde os(as) alunos(as) identificaram uma árvore com frutinhas vermelhas. A partir disso, a professora conduziu uma investigação que possibilitou a descoberta de que se tratava de uma acerola. Dessa forma, começaram os estudos sobre a importância nutricional da fruta, sua composição e seus benefícios para a saúde. 


Após o contato inicial, a turma foi incentivada a colher as acerolas e, com a supervisão das professoras e das auxiliares, participou do preparo de um suco natural. Durante o processo, as crianças tiveram contato com conceitos matemáticos, como medidas e quantidades, além de aspectos científicos, por exemplo, mudanças de estado e mistura de ingredientes. A prática ainda envolveu a socialização, pois os(as) pequenos(as) compartilharam o suco com funcionários(as) e outras crianças da escola, promovendo o espírito de colaboração e pertencimento.


Dessa maneira, o projeto contemplou os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): O Eu, o Outro e o Nós, uma vez que favoreceu o convívio social, a colaboração e o respeito entre as crianças e os demais membros da escola; Corpo, Gestos e Movimentos, pois estimulou a coordenação motora fina e ampla durante a colheita das acerolas e o preparo do suco.


A diretora da escola, Ana Maria Zschaber, destacou que esse projeto proporcionou momentos enriquecedores para as crianças: "Foi uma experiência enriquecedora para as crianças da Educação Infantil. Propostas de atividades baseadas em vivências e na curiosidade dos pequenos proporcionam grande aprendizagem!"