👨🦽➡️ Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio à Pessoa com Deficiência (SPSPD)
O SPSPD é um serviço da Política de Assistência Social que atua na garantia de direitos e no desenvolvimento de estratégias para a inclusão social e equiparação de oportunidades, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento de pessoas com deficiência. Sua principal finalidade é prevenir o rompimento de vínculos familiares e sociais, além de reduzir situações de risco, exclusão e isolamento. Para isso, desenvolve atividades que promovem a inclusão social, a autonomia das pessoas com deficiência e o acesso a direitos, sempre considerando a realidade e as necessidades de cada família.
O SPSPD é realizado de forma interdependente ao Programa Mala de Recursos Lúdicos (PMRL), que potencializa o atendimento por meio de intervenções lúdicas no domicílio e em atividades coletivas na comunidade ou na cidade. Juntos, o serviço e o programa fortalecem vínculos, ampliam a convivência e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
Objetivos do SPSPD:
- Prevenir situações que possam levar ao rompimento de vínculos familiares e sociais;
- Garantir direitos e estimular a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a participação cidadã;
- Favorecer o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência, a partir de suas experiências individuais e coletivas;
- Oferecer apoio, informação, orientação e encaminhamento às pessoas com deficiência e seus familiares, com foco no exercício da cidadania e na melhoria da qualidade de vida.
O SPSPD é um serviço complementar que apoia as famílias em seus domicílios, promovendo o fortalecimento de vínculos, a prevenção de riscos e a ampliação da proteção social. As famílias são identificadas pelo Serviço de Proteção Social Básica Regional, que encaminha aquelas que atendem ao perfil para inclusão no serviço
- Contatos para solicitar atendimento
A pessoa ou família devem solicitar o atendimento no domicílio nos seguintes contatos do Serviço de Proteção Social Básica Regional (SPSBR):
Barreiro:
☎️ (31) 98304-5052 (para ligações e whats app)
☎️ (31) 98635-3737
💻 coord.psbregionalb@pbh.gov.brCentro-Sul:
💻coord.psbregionalcs@pbh.gov.br
Leste:
☎️ (31) 98865-2107
💻 coord.psbregionall@pbh.gov.brNordeste:
☎️ (31) 98798-2062
💻 coord.psbregionalne@pbh.gov.brNoroeste:
☎️ (31) 98799-2050 (para ligações)
☎️ (31) 98798-2115 (whatsapp)
💻 coord.psbregionalno@pbh.gov.brNorte:
💻 coord.psbregionaln@pbh.gov.br
Oeste:
☎️ (31) 98748-7348
💻 coord.psbregionalo@pbh.gov.brPampulha:
☎️ (31) 98867-2042
💻 coord.psbregionalp@pbh.gov.brVenda Nova:
💻 coord.psbregionalvn@pbh.gov.br
Mala de Recursos Lúdicos
O Programa Mala de Recursos Lúdicos consiste em atenção social no domicílio, que utiliza a linguagem lúdica como tecnologia para o fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários com o objetivo de qualificar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para as Pessoas com Deficiência.
As atividades são ofertadas no domicílio, na comunidade e na cidade, possibilitando o acesso a espaços públicos de cultura, esporte, lazer, entre outros. No atendimento, os educadores sociais do Programa usam uma mala customizada, que contém materiais diversos, o que abre a possibilidade da novidade, da magia e do convite ao lúdico, por meio do fortalecimento de vínculos e do envolvimento da família em torno da pessoa com deficiência.
Dentro da mala encontra-se de tudo. Ela contém livros, outras vezes está repleta de papéis e tecidos coloridos que vão virar personagens e cenários. Brinquedos, músicas, flores, sementes, cheiros contidos em pequenos frascos e até coisas que não cabem nela, que estão na imaginação de quem a carrega e de quem a recebe. A mala não é somente um objeto lúdico, representa o trabalho de um Programa que busca contribuir para assegurar o convívio e autonomia de usuários e suas famílias.
A Oficina Lúdica é uma modalidade de atendimento do Programa que consiste na realização de encontros previamente planejados e organizados em conjunto com o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência. É desenvolvida com as famílias acompanhadas, realizada fora do âmbito domiciliar, em praças, parques, museus, zoológico, espaços culturais, dentre outros, favorecendo encontros geracionais e intergeracionais, a convivência e a inclusão social.
O Programa é executado em parceria com a Organização da Sociedade Civil - ADRA Brasil e está vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica da Subsecretaria de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.


