O Projeto de Padronização de Calçadas – Área Central prevê um desenho específico, um “padrão”, para cada rua ou avenida.
Sinalização tátil
A Portaria SMPU 057/2018, de 9 de outubro de 2018, define a suspensão temporária do piso tátil direcional na faixa destinada ao fluxo de pedestres dos passeios das Área Central até a apreciação do tema pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, que deverá deliberar pela implantação e localização do piso tátil.
A sinalização tátil nas esquinas está mantida e deverá seguir o detalhamento definido nos arquivos da Padronização de Passeios.
Revestimento
As calçadas possuem uma faixa de mosaico em pedra portuguesa junto ao alinhamento do lote e uma faixa em concreto junto ao meio fio.
Detalhes construtivos
É obrigatória a consulta a estes detalhes para a construção correta das calçadas padronizadas.
Calçadas com largura menor que 2,50 m possuem uma faixa de 40cm em pedra portuguesa junto ao alinhamento do lote e uma faixa, também em pedra portuguesa, com o desenho padrão da rua junto ao meio fio.
Caso a largura da calçada não comporte o desenho padrão da rua é necessária a consulta à Coordenadoria de Atendimento Regional Centro Sul (tel. 3277-4904) para adequações.
- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CADERNO DE DETALHES
Caderno de detalhes
Padrões diferenciados
As avenidas Afonso Pena, Amazonas, Santos Dumont e Carandaí e as ruas da Bahia e Goiás têm padrões diferenciados por quarteirão.
A avenida Afonso Pena tem desenhos específicos também para as esquinas e chanfros.
Calçadas íngremes
As calçadas com inclinação acima de 10% têm padronização específica.
Calçadas protegidas pelo Patrimônio
Nas calçadas protegidas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município – Belo Horizonte, ou em frente aos imóveis protegidos, os passeios originais em pedra devem ser mantidos. No caso de reforma dos passeios é necessária a consulta à Coordenadoria de Atendimento Regional Centro Sul (tel. 3277-4904) e à Diretoria De Patrimônio Cultural, Arquivo Público E Conjunto Moderno Da Pampulha sobre o padrão adotado.
Arborização
Sempre que houver falhas na arborização deverá ser executado novo anel permeável para recomposição da arborização. Em calçadas onde originalmente existia arborização na rua/sarjeta é necessária a consulta à Coordenadoria de Atendimento Regional Centro Sul (tel. 3277-4904) sobre a reposição das árvores suprimidas.
- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS PADRÕES DA ÁREA CENTRAL
BERNARDO GUIMARÃES C_TRECHO TOMBADO
RAUL SOARES CALÇADA PERIMETRAL
- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS PADRÕES DA AV. AFONSO PENA
- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS PADRÕES PARA AS ESQUINAS DA AV. AFONSO PENA