Pular para o conteúdo principal

Inventário das Árvores

Inventário
Divulgação/PBH
criado em - atualizado em

O SIIA-BH (Sistema de Informações do Inventário da Arborização de Belo Horizonte), resultado de um convênio de 2009 entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a CEMIG-D, foi iniciado em 2011 com a contratação da execução pela Universidade Federal de Lavras, tendo previstas no contrato a implementação do sistema, feita em 2011, e a coleta de dados, ocorrida entre os anos de 2012 e 2016.

 

O trabalho consiste em uma análise dos exemplares arbóreos em vias públicas, de forma a armazenar as coletas e arranjos de dados quantitativos, em campo, para formação da base do cadastro das árvores do município de Belo Horizonte. Além disso, visa fornecer suporte que permita aos órgãos da Prefeitura e à CEMIG o acesso a essa base de dados, a realização de consultas, a elaboração de mapas e a atualização do acervo com novas informações.

 

A função do inventário é cadastrar de forma digital as mais de 500 mil árvores existentes em logradouros públicos da capital, o que permitirá, por exemplo, apoiar processos de gestão e manutenção da arborização urbana no município.

 

Em 2020, os dados básicos do SIIA foram migrados para o SisCTM (Sistema Territorial Multifinalitário), da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte), com uma aplicação específica para o cadastro de árvores que tem sido realizado por técnicos da FPMBZ (Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica) e das GERMAs (Gerências Regionais de Manutenção).