Pular para o conteúdo principal

Escola Aberta

criado em - atualizado em
ESCOLA ABERTA
Foto: Divulgação/SMED

A abertura das escolas aos fins de semana e à noite potencializa a parceria entre a instituição e a comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar com a oferta de atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda. O Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, além de ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuir para a redução da violência escolar, por meio da melhoria do capital social e humano nas comunidades.

 

O Programa Escola Aberta oferece uma diversificada programação, durante todo o ano, aos sábados, domingos e turno da noite, em 173 escolas municipais da cidade e oferece cerca de 1200 Oficinas diversificadas: Esportes, Informática, Artes Marciais, Artesanato, Dança, Música, dentre outras, para os públicos de diferentes idades. Em 41 escolas do Programa, as bibliotecas ficam abertas para toda a comunidade.

 

Totalmente financiado com recursos do município, o Programa Escola Aberta registra cerca de 160 mil participantes, por mês, em toda a cidade. O horário de funcionamento é definido pelas escolas e os interessados podem procurar as escolas mais próximas à sua residência para mais informações.

 

Para participar, basta procurar a escola de interesse, comparecer nos dias e horários do Escola Aberta e escolher as atividades dentro da programação ofertada

 

Atividades relativas ao Programa suspensas temporariamente devido à pandemia da COVID 19.