Pular para o conteúdo principal

Projeto Vila Sésamo

Cerca de 30 professoras posam para foto segurando um fantoche vermelho feito de feltro, representando o Projeto Vila Sésamo.
Arquivo/Smed
atualizado em 29/11/2019 | 17:56

O Projeto de Educação Financeira da Vila Sésamo, MetLife e DSOP, desde 2015, possibilita que crianças matriculadas em nossa rede compreendam o planejamento financeiro na perspectiva de construir estratégias para alcançarem os seus sonhos e modificar a realidade das famílias, mudando hábitos e comportamentos. Todas as concepções do projeto estão em consonância com as Proposições Curriculares da Educação Infantil de BH e estão pautadas na construção de ideais de liberdade, sustentabilidade, diversidade e convivência harmônica.

 

As formações sobre o projeto acontecem na SMED e são realizadas por um educador financeiro da D’SOP e pela equipe pedagógica da Educação Infantil da secretaria. O público é constituído de uma coordenadora e uma professora de cada instituição participante, que replicam para o quadro docente, as orientações. Também acontecem encontros com as famílias para informar sobre as ações e sensibilizá-las para a participação de todos nesta construção. A culminância do projeto é a realização do Evento Comunitário: O dia do Sonho.

 

A mensagem mais importante promovida por esta iniciativa é a construção humana, individual e coletiva, numa ação sustentável. O projeto aborda conceitos que contribuem para formação de cidadãos capazes de refletir criticamente sobre suas necessidades e seus desejos, consumindo de forma consciente e participando da construção e do equilíbrio econômico/social. As atividades proporcionam a aprendizagem significativa relacionando situações do cotidiano, considerando a criança como um sujeito sociocultural. O projeto potencializa a realização de sonhos, com foco nas relações pessoais, vinculadas à tomada de consciência e de se fazer escolhas.

 

As crianças, os professores e os pais compreendem que as escolhas que eles fazem todos os dias podem ajudá-los a alcançar os seus objetivos (financeiros e não financeiros). Possibilita que a família converse sobre sonhos, planejamento e gestão do dinheiro e dos recursos, sugerindo estratégias e atividades para ajudar a entenderem sobre formas de aquisição a curto, médio e longo prazo.

 

Acreditamos que as mudanças de comportamento a partir da execução do projeto contribuirão para uma geração de cidadãos capazes de refletir sobre suas necessidades e desejos, consumindo de forma consciente, na certeza de que somos corresponsáveis na construção de um mundo melhor, mais humano, mais sustentável e mais feliz. As crianças são protagonistas dessa história, são elas que vão absorver todo esse conhecimento, desde pequenas, para serem adultos mais conscientes de seus atos e o empoderamento que hoje observamos em crianças, familiares e funcionários, as habilidades para definir objetivos, planejar e fazer escolhas conscientes são frutos da implementação dos pilares Sonhar, Planejar e Alcançar em instituições de Educação Infantil.