Pular para o conteúdo principal

Projeto Ouvidor Jovem

Um aluno vestido com um coleto azul claro, onde se lê: Ouvidoria Geral do Município, atrás de uma bancada indica o local de assinatura à uma outra criança, do lado da frente da bancada.
Arquivo/Smed
criado em - atualizado em

O Projeto Ouvidor Jovem foi criado pela Subcontroladoria de Ouvidoria do Município, que faz parte da Controladoria Geraldo Município e tem como competência ouvir o que os cidadãos pensam sobre as ações desenvolvidas pela prefeitura e por seus órgãos e entidades, avaliando os serviços prestados. O Projeto tem sido desenvolvido, desde 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A cada ano, participam 18 escolas municipais, sendo, preferencialmente, dois por Diretoria Regional de Educação.

 

É objetivo do projeto estimular a escola em ações específicas de auditoria, monitoramento e ouvidoria, de modo que contribuam para a formação da cidadania ativa, promovendo a difusão de conhecimentos e de práticas de participação e de controle social na Educação Básica. Os projetos contribuem para a reflexão-ação de professores, estudantes e colaboradores sobre os problemas - suas causas e soluções - no contexto escolar.

 

As propostas metodológicas desenvolvidas baseiam-se em metodologias participativas, passíveis de serem apropriadas pelas instituições em seu cotidiano. O eixo central do Projeto Ouvidor Jovem é permitir que os estudantes, pertencentes aos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA, assumam lugar de protagonistas e se desenvolvam em sua plenitude, incentivando o controle social e a participação cidadã no dia a dia da escola. Além disso, o Projeto busca oportunizar o acesso a mecanismos democráticos de participação pelo corpo discente das escolas, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da educação e para a ampliação e a consolidação de ações que visem ao protagonismo estudantil.

 

Ao discutir e analisar, junto com aos professores referência, as demandas captadas, os estudantes são chamados a propor medidas de melhoria, visando o bom funcionamento das Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação. Caracterizado como mais um espaço de diálogo entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte, o Ouvidor Jovem tem fortalecido o exercício da cidadania e incentivado a participação popular na administração municipal, além de favorecer uma postura ativa, crítica e responsável dos estudantes, elementos fundamentais na interlocução entre a comunidade escolar e a Prefeitura.