Pular para o conteúdo principal

Projeto Aluno Auditor

Quatro garotas, vestindo uniformes de  estão em frente à um extintor de incêndios
Arquivo/Smed
atualizado em 29/11/2019 | 16:14

O projeto Aluno Auditor foi criado pela Controladoria do Distrito Federal e trazido à Belo Horizonte pela Diretoria de Transparência da Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção (CTGM), sendo personalizado para o município de Belo Horizonte pela CTGM e pela SMED/ASPED. Seu principal objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência pedagógica por meio da qual eles(as) reconheçam que sua participação no acompanhamento da execução da política pública está diretamente relacionada à qualidade do serviço público prestado.

 

A ideia é mostrar, na prática, o que significa controle social e que ele se exerce por meio do diálogo entre o setor público e os cidadãos. É tarefa do projeto levar os estudantes a se sentirem corresponsáveis pela observação de oportunidades de melhoria em sua escola e pela sugestão de medidas práticas para atingir mais qualidade.

 

O Aluno Auditor destina-se a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (12 a 15 anos) e da Educação de Jovens e Adultos. A cada edição, o projeto envolve, diretamente, 40 estudantes por escola, numa metodologia composta de duas fases distintas: a execução da auditoria e a discussão e o planejamento de soluções.

 

O projeto traz à tona a reflexão de que há problemas que os próprios estudantes podem solucionar com mudanças comportamentais ou ações articuladas. Essa experiência tem oportunizado uma evolução no pensamento dos estudantes que, a partir das auditorias, vão educando o olhar para as oportunidades de melhoria na escola e posicionando-se no sentido de responsabilizar-se pela melhoria do ambiente escolar. Observa-se o desenvolvimento de um comportamento de prevenção à degradação e conscientização de colegas sobre a necessidade de cuidado em relação aos espaços da escola, o que, consequentemente, fortalece o sentimento de pertencimento à instituição.