O Programa Escola Integrada (PEI), criado em 2007, está presente atualmente em todas as 176 escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). A iniciativa amplia a jornada escolar diária e oferece experiências educativas para cerca de 50 mil estudantes, contribuindo para a promoção da cidadania e a garantia de direitos.
As atividades do PEI ocorrem no contraturno escolar e abrangem áreas como arte, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e acompanhamento pedagógico. São coordenadas por um professor da escola e desenvolvidas por monitores, bolsistas universitários e outros profissionais da rede.
Educação Integral
O PEI adota a abordagem da Educação Integral, reconhecendo que os saberes escolares formais não esgotam os conhecimentos necessários à formação completa dos estudantes. O programa valoriza a diversificação de conteúdos, o uso de diferentes espaços e tempos educativos, a interação com o território, e o diálogo com as famílias e a comunidade.
A proposta considera a formação dos estudantes em suas múltiplas dimensões:
- Cognitiva
- Física
- Social
- Emocional
- Cultural
- Política
Organização Curricular
A matriz curricular do PEI está estruturada em cinco macrocampos e quatro eixos transversais.
Macrocampos:
- Acompanhamento Pedagógico
- Esporte e Lazer
- Cultura, Arte e Patrimônio
- Cultura Digital e Educomunicação
- Território e Meio Ambiente
Eixos Transversais:
- Educação em Direitos Humanos
- Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Educação Econômica e Cidadania
- Educação Científica e Promoção da Saúde
Essa organização permite o desenvolvimento de projetos que dialogam com os interesses dos estudantes e a realidade dos territórios. Entre as ações em destaque, estão:
- A Escola na Roda de Capoeira
- Aulas Passeio
- Cantata
- Diálogos Dançantes
- FEIMC-BH (Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte)
- Festivais Regionalizados
- Intervenções Urbanas
- Jogos da Primavera
- Nos Palcos da Cidade
- Um Olhar, Uma Luz
Tema Integrador
O Tema Integrador é o fio condutor das ações educativas do PEI a cada ano, promovendo a articulação entre os projetos, os territórios e os saberes escolares, fortalecendo a construção de sentido para as práticas pedagógicas e para a vida dos estudantes.