Pular para o conteúdo principal

Política Pedagógica da RME/BH

criado em - atualizado em

Documentos que norteiam a política da Rede

 

POLÍTICA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

POLÍTICA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

 

icone pdf POLÍTICA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE


E-book: Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens em Tempos de Pandemia

 

Trata-se da apresentação dos eixos estruturadores de uma proposta pedagógica especialmente pensada para o atual contexto. O documento está estruturado em sete capítulos: O primeiro trata de uma importante provocação (a reinvenção da profissão docente e da escola), a qual a educação é chamada a responder de forma muito significativa. O segundo apresenta a construção do Mapa Socioeducacional como um instrumento estratégico para a construção dos conhecimentos sobre os sujeitos e as realidades de cada território, favorecendo a proposição de práticas pedagógicas focadas no direito às aprendizagens.

 

O terceiro propõe uma reflexão de suma relevância para a efetivação de toda prática pedagógica, especialmente, nestes novos tempos: a centralidade do(a) estudante no processo de ensino-aprendizagem no ensino híbrido. O quarto capítulo ressalta a importância de desenvolver uma educação acessível a crianças, adolescentes, jovens, adultos(as) e idosos(as), respeitando as  diversidades que os tornam sujeitos singulares no mundo. O quinto, o sexto e o sétimo capítulos contextualizam o processo de construção dos conhecimentos essenciais para cada etapa/nível de escolarização ofertado pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: infâncias, adolescências, juventudes e vidas adulta e idosa.

 

Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens em Tempos de Pandemia

 

Clique aqui para acessar o e-book.

 

Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

Os Cadernos Pedagógicos para Educação de Jovens e Adultos foram elaborados entre os anos de 2018 a 2020, por professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), estudantes de graduação e professores(as) da UFMG. Trata-se de cadernos elaborados pelas/os e para as/os profissionais docentes que atuam nessa modalidade educativa. Os cadernos apresentam os seguintes títulos e abordagens: 

 

Cadernos Pedagógicos 1: EJA, ESPAÇO E CULTURA: Direito à Cidade

 

Cadernos Pedagógicos 2 : EJA E CIDADE: Direito à Memória

 

Cadernos Pedagógicos 3: EJA, MUNDO DO TRABALHO: Direito à Dignidade

 

Cadernos Pedagógicos 4 : EJA, SAÚDE E CORPOREIDADE: Direito à Vida 

 

Cadernos Pedagógicos 5: EJA, EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direito à Informação e à Comunicação

 

Proposições Curriculares da Rede

 

Educação Infantil

 

Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 1 - Fundamentos

 

Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 2 - Eixos Estruturadores 

 

Avaliação na Educação Infantil: desafios da prática

 

Ensino Fundamental

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Textos introdutórios - Desafios da Formação

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Arte

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Ciências


Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Educação Física

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Geografia

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental História

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Língua Inglesa

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Língua Portuguesa

 

Proposições Curriculares Ensino Fundamental: Matemática

 

Educação de Jovens e Adultos

 

Proposições Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos