KIT LITERÁRIO E KIT DE LITERATURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
O Kit Literário é uma política visa à ampliação do processo de leitura e alfabetização por parte dos(as) educandos(as) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e oferece aos(às) estudantes e seus familiares a possibilidade de formação de um acervo pessoal, potencializando a criação de um ambiente familiar de leitura e estreitamento do contato com os livros desde a mais tenra idade. Assim, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) contribui para a distribuição de um bem cultural imprescindível e ainda de difícil acesso para a população do nosso país. Contribui, também, para garantir que os(as) estudantes tenham acesso à cultura e à informação, estimulando a leitura e propiciando a ampliação de seu repertório cultural e de suas experiências como leitores(as).
A política consiste na aquisição e na distribuição de livros literários para os(as) estudantes da RME-BH. As obras literárias são distribuídas para todos(as) os(as) estudantes matriculados nas escolas municipais e nas instituições parceiras, sendo um livro para crianças da educação infantil e dois, para todos os(as) alunos(as) do Ensino Fundamental e da EJA, com o objetivo de promover a formação de leitores(as) desde a primeira infância.
Os livros distribuídos no Kit Literário apostam e investem nas práticas familiares de leitura, considerando a importância da literatura na formação do leitor e a expectativa relacionada à formação de bibliotecas pessoais para os(as) estudantes da RME-BH. Espera-se propiciar um ambiente de leitura nas casas e incentivar as famílias a promoverem momentos coletivos de leitura com os(as) filhos(as), de maneira que, cada vez mais, o livro seja reconhecido como um bem cultural de extrema importância. Essa experiência de contato próximo com o livro propiciará práticas que influenciarão diretamente no hábito e no prazer pela leitura.
Livros dos kits literários entregue às escolas em 2024.
A seleção dos kits
O processo de seleção das obras ocorre no âmbito da Smed. Trata-se de um processo complexo e cuidadoso, que visa escolher títulos de qualidade literária e gráfico-editorial que melhor atendam ao perfil dos(as) nossos(as) estudantes. Ao escolher as obras literárias, a comissão de seleção busca formar kits que contemplem várias temáticas, de diversos autores, considerando desde escritores(as) consagrados e clássicos das literaturas a novos nomes. Também se investe em uma variedade de gêneros – conto, poesia, crônica, romance, quadrinhos, livro de imagens – destinados a um público também variado, que compreende desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, e a uma diversidade de leitores(as), que vai do(a) leitor(a) iniciante até o(a) mais autônomo(a), que não precisa da atuação de um(a) mediador(a). Para contemplar essa diversidade de leitores(as), são preparadas seis versões de kits escolares, de modo a atender a Educação Infantil (zero a dois anos e 11 meses); Educação Infantil (três a cinco anos e 11 meses); Ensino Fundamental (primeiro ciclo); Ensino Fundamental (segundo ciclo); Ensino Fundamental (terceiro ciclo); Educação de Jovens e Adultos.
O caminho para efetivação da política
O caminho dos kits literários até as casas dos(as) estudantes começa com a publicação, no Diário Oficial do Município, da portaria que oficializa o início da fase de seleção das obras, tornando público o processo e definindo critérios básicos para sua execução. A partir da publicação da portaria, as editoras começam a inscrever as obras que serão submetidas à análise. Cada editora pode indicar até 10 títulos, que serão analisados por uma comissão de seleção composta por representantes da Smed. Selecionados os títulos que comporão os kits, é feita a abertura do processo licitatório para aquisição dos livros. Após a compra, seguem-se diversas etapas, como o recebimento dos livros, a seleção dos títulos pelas escolas, a mixagem, a montagem das caixas e a distribuição.
O kit literário representa a crença da Smed na formação de leitores(as) por meio da literatura e na construção de uma educação de qualidade. É importante lembrar que, desde 2012, não só as escolas de Ensino Fundamental como as escolas de Educação Infantil e as creches da Rede Parceira são beneficiárias da política.
Entrega do Kit Literário na Escola Municipal Professor Amílcar Martins
O kit chegou, e agora?
O Kit Literário amplia as possibilidades de leitura dos estudantes e a democratização do acesso à literatura. Trata-se de uma política que tem como pressuposto o fundamental papel da família na formação dos(as) leitores(as) e na prática leitora dos(as) estudantes(as). Os livros distribuídos contribuem para que possamos valorizar, cada vez mais, o livro como um bem cultural de extrema importância, favorecendo a distribuição mais equânime desse bem simbólico e reconhecendo que a leitura é condição plena para a democracia cultural. Assim, atuamos em prol de uma educação mais igualitária, inclusiva e democratizante para todos(as) os(as) estudantes.
A chegada dos kits literários nas mãos dos(as) estudantes, porém, não encerra o processo. Tanto a Smed, como órgão central, quanto as escolas desenvolvem ações de incentivo a divulgação, dinamização e leitura dos livros literários dos kits. Nas escolas, é possível observar a execução de diversas ações de valorização dos kits literários, com a participação de professores(as), bibliotecários(as) e assistentes administrativos, em um trabalho integrado. Muitas escolas promovem momentos especiais para entrega dos kits, além de contação de histórias e dramatizações que cumprem o papel de valorizar os acervos recebidos.
Evento de contação de história realizado para entrega do Kit Literário 2024 – EM Professor Amílcar Martins
Dentre as ações realizadas pela Smed, está o “Bate-Papo com o Autor”, realizado desde 2010. Os encontros com os(as) escritores(as) que tiveram obras entregues nos kits, para bate-papos com os(as) profissionais das escolas sobre a experiência da literatura, a importância da leitura e os temas tratados nos livros, favorecem o surgimento de novas experiências pedagógicas, estabelecendo um ciclo que se retroalimenta em favor da educação de qualidade e da promoção da leitura. O “Bate-Papo com o Autor” tem como objetivo incentivar a leitura, promovendo a formação dos(as) profissionais da educação e colocando-os em contato direto com os(as) escritores(as) e com a experiência da leitura e da escrita literária.
Encontro virtual com a escritora Cris Guerra
KITS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
A política educacional que disponibiliza os kits de literatura afro-brasileira, africana e indígena atua em consonância com as diretrizes e princípios estabelecidos pela Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Lei Municipal nº 9.934/2010). Na educação, essa política se concretiza pela implementação da Lei Federal nº 10.639/2003, do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, da Lei. Federal nº 11.645/2008, do Estatuto da Igualdade Racial, dos Planos Municipais de Educação e Promoção da Igualdade Racial e normativas afins.
Instituída em 2004, a política consiste na compra e na distribuição de livros (literários, informativos ou especializados e obras de referência), CDs e DVDs para escolas municipais e creches parceiras. Tal política tem como objetivos:
- garantir a materialidade necessária para o trabalho com o disposto nas Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08;
- contribuir para a formação de leitores(as), em todos os níveis e modalidades de ensino;
- ampliar o acervo das bibliotecas escolares e espaços de leitura com títulos que abordem a temática das relações étnico-raciais;
- promover as literaturas afro-brasileira, indígena e africana;
- contribuir com o trabalho desenvolvido em sala de aula, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.