Pular para o conteúdo principal

Juventudes Transformadoras

criado em - atualizado em
#paratodosverem: Interior de um auditório com degraus e poltronas vermelhas ocupadas por um grande grupo de jovens e adultos. Muitos estudantes vestem camisetas verdes de uniforme e aparecem aplaudindo. As paredes são brancas com painéis retangulares claros. A iluminação vem de luminárias quadradas no teto.
Acervo Smed

O Projeto Juventudes Transformadoras faz parte das ações pedagógicas da  Rede Municipal de Educação desde 2024. Executado pela Gerência de Educação Integral, destinou-se aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

É uma iniciativa que visa despertar o senso de pertencimento e transformação, além de desenvolver o pensamento crítico, através da resolução de problemas da escola e do território, em colaboração, favorecendo o reconhecimento do valor das individualidades e do coletivo. Tem como visão o fomento a práticas transformadoras na comunidade escolar e o empoderamento dos estudantes para que sejam agentes de mudança em suas realidades. Desejamos que os jovens inspirem outros a contribuirem para uma sociedade mais colaborativa, inclusiva e comprometida com o bem-estar social e ambiental de todos.

 

O Projeto Juventudes Transformadoras desenvolve suas ações com base na concepção do Instituto Ashoka, que acredita nas crianças e adolescentes como agentes de mudança, e destaca as quatro principais habilidades daqueles que podem promover a transformação social: empatia, trabalho em equipe, liderança compartilhada e protagonismo social.

 

Ao longo dos dois anos da história do Juventudes, tivemos a participação de 10 escolas e cerca de 300 estudantes envolvidos diretamente, e 2000 estudantes que participaram ou contribuíram indiretamente com as ações do Projeto. A perspectiva é sua expansão para mais escolas da Rede, de modo a ampliar para o estudante os espaços de fala e escuta, pois isso favorece a formação integral dos sujeitos.