Pular para o conteúdo principal

Políticas Intersetoriais

atualizado em 02/12/2019 | 15:00

A Diretoria de Políticas Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação (DPIN/SMED) coordena as ações intersetoriais da SMED com as instituições governamentais (municipais, estaduais, federais) e organizações da sociedade civil que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Por meio da Gerência de Articulação Família-Escola (GEAFE) e da Gerência do Clima Escolar (GCLIM), articula e consolida demandas intersetoriais apresentadas pelas escolas, bem como realiza programas e projetos que visam fortalecê-las como uma ponto na Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes.

 

Compete à Gerência de Articulação Família-Escola coordenar e promover o diálogo e parceria entre escola, família e comunidade. Dentre suas atribuições, destacamos a coordenação da execução do Programa Saúde na Escola, realizado em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde; o monitoramento e acompanhamento da frequência escolar de estudantes da Rede Municipal de Educação (RME), bem como de todos os estudantes beneficiários dos programas de transferência de renda. Por meio dessas e de outras ações, busca-se garantir a inserção e permanência dos estudantes na RME, com qualidade e aprendizagem.

 

À Gerência do Clima Escolar compete a elaboração e execução de programas, projetos e ações para melhoria da convivência e da segurança no ambiente escolar. Por por meio da promoção da cultura de paz, das práticas restaurativas no tratamento dos conflitos escolares e da prevenção e combate à violência, busca-se fortalecer o pertencimento escolar por meio da integração escola e comunidade.

Conheça os programas e os projetos coordenados pela Diretoria de Políticas Intersetoriais (DPIN) em Programas e Projetos da Educação.