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Educação Infantil

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A Educação Infantil compreende o atendimento a crianças na faixa etária de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). O município de Belo Horizonte, há vários anos, é referência nacional no atendimento a crianças na rede pública e, nos últimos anos, tem ampliado o número de vagas oferecidas na Educação Infantil.

 

A oferta de atendimento às crianças de 4 e 5 anos é universalizada e trabalha-se para estender ao máximo o atendimento a crianças de 0 a 3 anos. Esse atendimento é feito em turmas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e em creches parceiras credenciadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 

Na organização da Secretaria Municipal de Educação há 3 gerências voltadas para construção, planejamento, articulação e acompanhamento da política educacional e das diretrizes pedagógicas propostas para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação e nas instituições parceiras, com base na legislação vigente. Essas gerências são Gerência de Monitoramento do Atendimento da Educação Infantil (GEMON), Gerência de Coordenação da Educação Infantil (GCEDI) e Rede Parceira.

 

 

PLANO CURRICULAR

 

Documentos que norteiam a política da Rede

 

Proposições Curriculares da Rede - Educação Infantil

 

ícone pdf Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 1 - Fundamentos

 

ícone pdf Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 2 - Eixos Estruturadores 

 

ícone pdf Avaliação na Educação Infantil: desafios da prática

SEMANA DA INFÂNCIA

Desde 2012, as instituições que atendem à infância em Belo Horizonte têm realizado a “Semana da Educação Infantil” que, a partir de 2019, passou a ser nomeada como “Semana da Infância”, no intuito de incluir, nas comemorações e na concepção, as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por reconhecer que elas se encontram nesta importante etapa da formação humana. O principal marco para a realização dessa semana foi a promulgação da Lei Federal no 12.602, de 03 de abril de 2012, que instituiu a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado no dia 25 de agosto, em homenagem à Doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.


No dia 25 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Educação Infantil, um marco para a infância em nosso país. Essa data foi instituída por meio de um Decreto Federal, em 2012, em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. 


Desde então, a semana do dia 25 de agosto é permeada por reflexões e comemorações. Em Belo Horizonte, a partir da implementação da Política APPIA, passou-se a celebrar a “Semana da Infância”, trazendo para essa comemoração as crianças das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que a Infância deve ser frequentemente pensada e discutida nas escolas, na imprensa e no restante da sociedade. Defendemos os direitos das crianças de ocuparem espaços educativos e culturais que respeitem esta etapa de seu desenvolvimento.

2021

Semana da Infância

No dia 25 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Educação Infantil, um marco para a infância em nosso país. Essa data foi instituída por meio de um Decreto Federal, em 2012, em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. 

 Desde então, a semana do dia 25 de agosto é permeada por reflexões e comemorações. Em Belo Horizonte, a partir da implementação da Política APPIA, passou-se a celebrar a “Semana da Infância”, trazendo para essa comemoração as crianças das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que a Infância deve ser frequentemente pensada e discutida nas escolas, na imprensa e no restante da sociedade. Defendemos os direitos das crianças de ocuparem espaços educativos e culturais que respeitem esta etapa de seu desenvolvimento.


 Webinar Infâncias em Rede: direito ao acolhimento e à aprendizagem

No dia 25 de agosto foi realizado o “Webinar Infâncias em Rede: direito ao acolhimento e à aprendizagem”. O evento foi apresentado por ngela Dalben, Secretária Municipal de Educação e por Vânia Gomes Machado, da Equipe “Appia: um olhar para a infância”. O webinar também contou com as participações especiais de Julia Tomchinsky, Diretora de Educação e Impacto Social para a Sesame Worshop e a Sesame Street (Vila Sésamo), no Brasil, e de Bianca Luar, Especialista em Educação Musical/UFMG, cantora e pesquisadora da Cultura da Infância.

 

Assista a live!

 


Vídeo Semana da Infância

Este vídeo foi apresentado na live do Webinar e mostra várias imagens de crianças nas escolas, em comemoração à Semana da Infância.

 

Veja o vídeo!

 


Vídeo Palavra Abraço

Veja o vídeo com áudios e vídeos de algumas escolas e inspire-se para participar da “Virada Cultural”, que será realizada no dia 3 de outubro deste ano.

Para isso, as crianças da sua escola devem responder à pergunta: “O que é um abraço para você”?

 

Grave as respostas dos(as) estudantes em áudio, ou faça vídeos curtos, nos quais eles(as) respondam a pergunta, escrevam ou desenhem a palavra abraço, que poderá ser representada por uma outra palavra que simbolicamente represente o abraço, ou que acolha tanto quanto um abraço. 

 

O material deve ser encaminhado para o e-mail ascom.smed@edu.pbh.gov.br, até o dia 10 de setembro de 2021. 

 

Participe enviando o vídeo de sua escola!
 


Apresentação da Semana da Infância

 

Apresentação feita pela professora ngela Dalben, Secretária Municipal de Educação e por Vânia Gomes Machado, da Equipe “Appia: um olhar para a infância”. A apresentação mostrou um balanço com dados da Educação Infantil de 2020/2021. Algumas questões foram discutidas, como os protocolos sanitários a serem adotadas nas escolas, o retorno da Educação Infantil e o retorno do 1º ao 3º ano.

 

 Apresentação da Semana da Infância
 


Apresentação Sesame Workshop

Julia Tomchinsky é Diretora de Educação e Impacto Social para a Sesame Worshop e a Sesame Street (Vila Sésamo), no Brasil.

 

Ela fez uma apresentação no Webinar sobre a Sésamo, uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo Vila Sésamo, o programa de televisão que diverte e educa crianças desde 1969. A Sésamo tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças ao redor do mundo.

 

Apresentação Sesame Workshop

2022

icone pdf Orientações - Semana da Infância 2022

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA SEMANA DA INFÂNCIA 2022

22/08 – Dia dos Dengos e Cafunés:
– Atividades realizadas em cada escola e instituição parceira conforme orientações da equipe da DEID – Gerências das Relações Étnico Raciais;
 
23/08 – CIRCUITOS NA SMED
- Visita de escolas e creches à SMED,  acolhida, Biblioteca (contação de Histórias), CLIC 
(robótica divertida, laboratório de ciências, Imagem e movimento, Liga dos jogos matemáticos, eco-escola), e Jardins do Projeto Florescer- tour. (8:30 às 10h ou 14h às 15:30) 
 
– Programação noturna: Roda de brincadeiras “Cultura da Infância, brinquedos e brincadeiras”, com a Escola Livre de Artes, de 18h30 às 20h; Ginásio do subsolo ou Jardim Florescer.
 
24/08 – Programação noturna: áudio visual e as infâncias, com a Escola Livre de Artes, de 18h30 às 20h; anfiteatro do CLIC. 
 
25/08 – Dia Nacional da Educação Infantil:
- Realização de caminhada/passeata no entorno da escola/instituição em manifestação aos Direitos das Crianças;
- Seminário Infância, Linguagens e Interações – Rede de Trocas: tecendo laços, com o Professor José Alfredo Debortoli, pelo Youtube, de 9h às 11h ou de 14h às 16h, 
Convite extensivo às famílias. O link do youtube será enviado posteriormente em convite virtual.
 
Programação noturna: Encontro Entre Educadores “Brincadeiras, Identidades e Descolonialidades”, realização do Museu das Minas e do Metal, atividade presencial no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. Maiores informações
 
26/08 – CIRCUITOS NA SMED
- Visita de escolas e creches à SMED,  acolhida, Biblioteca (contação de Histórias), CLIC (robótica divertida, laboratório de ciências, Imagem e movimento, Liga dos jogos matemáticos, eco-escola), e Jardins do Projeto Florescer- tour.  (8:30 às 10h ou 14h às 15:30)
 
27/08 - Atividade no Museu Minas Gerais Vale
Narração e leituras de histórias para bebês e crianças pequenas, com Juliana Daher, 10h30min às 12h, no Museu Memorial Minas Gerais Vale, Praça da Liberdade. Evento presencial, inscrições gratuitas pelo telefone 3343 7317.
 

 

ESTUDO NACIONAL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

icone pdf Estudo Nacional sobre Qualidade da Educação Infantil

icone pdf Relatório final - Estudo Nacional em Belo Horizonte

PROJETO TECENDO LAÇOS, LENDO O MUNDO: LEITURA E LETRAMENTOS NA INFÂNCIA

O Projeto Tecendo Laços, lendo o mundo: leitura e letramentos na infância tem como objetivo geral o desenvolvimento de ações voltadas para a formação leitora nas diversas linguagens artísticas culturais das crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, professores(as), coordenadores(as), gestores(as), bibliotecários(as), assistentes administrativos atuantes nas bibliotecas escolares, articuladores de leituras e as famílias dos estudantes. 
 

Ações de implementação: 

  • formação Rede de Trocas Tecendo Laços para reflexões sobre as práticas pedagógicas de leitura e letramentos, espaços, linguagens artísticas e potencialização do uso dos acervos presentes nas instituições.
  • parcerias externas: Projeto Mostra Cultural Clubinho da Esquina (Museu Clube da Esquina)
  • Instalação de  bibliotecas e/ou ampliação dos espaços de leitura nas EMEIs.


icone pdf Apresentação: Projeto Tecendo laços, lendo o mundo
 

icone pdf Rede de Trocas - Projeto Tecendo laços, lendo o mundo
 

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Projeto SER - Sonhos, estratégias e realizações

O Projeto Sonhos, Estratégias e Realizações: Educação Financeira, Cultura e Cidadania (SER) é uma iniciativa que objetiva implementar a educação financeira, conteúdo que faz parte do currículo escolar e da formação integral dos sujeitos, em toda a Rede Municipal de Educação (RME-BH), de modo transdisciplinar. Ele busca contribuir com o debate e a reflexão dos/as alunos/as e da comunidade escolar sobre questões relativas ao fortalecimento financeiro, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologias digitais, cidadania, cultura e projetos de vida. O projeto pretende oportunizar que os/as participantes consigam, por meio de uma metodologia interativa e dinâmica, com uso de recursos digitais e materiais, identificar sonhos individuais e coletivos, planejando o futuro, definindo metas e buscando concretizar seus planos, compreendendo as consequências de suas ações para o alcance dos objetivos almejados.

 

 icone pdf PROJETO SER: Sonhos, Estratégias, Realizações
 

icone pdf Formação SER - Sonhos, Estratégias e Realizações
 

Projeto SPA - Sonhar, planejar e alcançar (Parceria Sésamo do Brasil)

O projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para as famílias”, busca contribuir para que as crianças e adultos consigam, por meio de brincadeiras, jogos e outros recursos, planejar o futuro, identificar sonhos, definir metas, fazer planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias ajudam a alcançar objetivos. 

 

A iniciativa tem como público crianças de 4 a 8 anos e suas famílias, que são sensibilizadas por meio de conteúdo envolvente e linguagem lúdica sobre tópicos relacionados ao fortalecimento financeiro. Além disso, são sugeridas estratégias criativas para poupar, consumir com consciência, compartilhar e doar.

 

icone pdf ​​​​​​​Projeto Sonhar, Planejar, Alcançar