A Educação Infantil compreende o atendimento a crianças na faixa etária de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). O município de Belo Horizonte, há vários anos, é referência nacional no atendimento a crianças na rede pública e, nos últimos anos, tem ampliado o número de vagas oferecidas na Educação Infantil.
A oferta de atendimento às crianças de 4 e 5 anos é universalizada e trabalha-se para estender ao máximo o atendimento a crianças de 0 a 3 anos. Esse atendimento é feito em turmas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e em creches parceiras credenciadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Na organização da Secretaria Municipal de Educação há 3 gerências voltadas para construção, planejamento, articulação e acompanhamento da política educacional e das diretrizes pedagógicas propostas para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação e nas instituições parceiras, com base na legislação vigente. Essas gerências são Gerência de Monitoramento do Atendimento da Educação Infantil (GEMON), Gerência de Coordenação da Educação Infantil (GCEDI) e Rede Parceira.
- PLANO CURRICULAR
Documentos que norteiam a política da Rede
Proposições Curriculares da Rede - Educação Infantil
Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 1 - Fundamentos
Proposições Curriculares para Educação Infantil - Vol 2 - Eixos Estruturadores
- SEMANA DA INFÂNCIA
Desde 2012, as instituições que atendem à infância em Belo Horizonte têm realizado a “Semana da Educação Infantil” que, a partir de 2019, passou a ser nomeada como “Semana da Infância”, no intuito de incluir, nas comemorações e na concepção, as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por reconhecer que elas se encontram nesta importante etapa da formação humana. O principal marco para a realização dessa semana foi a promulgação da Lei Federal no 12.602, de 03 de abril de 2012, que instituiu a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado no dia 25 de agosto, em homenagem à Doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.
No dia 25 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Educação Infantil, um marco para a infância em nosso país. Essa data foi instituída por meio de um Decreto Federal, em 2012, em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança.
Desde então, a semana do dia 25 de agosto é permeada por reflexões e comemorações. Em Belo Horizonte, a partir da implementação da Política APPIA, passou-se a celebrar a “Semana da Infância”, trazendo para essa comemoração as crianças das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que a Infância deve ser frequentemente pensada e discutida nas escolas, na imprensa e no restante da sociedade. Defendemos os direitos das crianças de ocuparem espaços educativos e culturais que respeitem esta etapa de seu desenvolvimento.- ESTUDO NACIONAL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estudo Nacional sobre Qualidade da Educação Infantil
Relatório final - Estudo Nacional em Belo Horizonte- PROJETO TECENDO LAÇOS, LENDO O MUNDO: LEITURA E LETRAMENTOS NA INFÂNCIA
O Projeto Tecendo Laços, lendo o mundo: leitura e letramentos na infância tem como objetivo geral o desenvolvimento de ações voltadas para a formação leitora nas diversas linguagens artísticas culturais das crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, professores(as), coordenadores(as), gestores(as), bibliotecários(as), assistentes administrativos atuantes nas bibliotecas escolares, articuladores de leituras e as famílias dos estudantes.
Ações de implementação:
- formação Rede de Trocas Tecendo Laços para reflexões sobre as práticas pedagógicas de leitura e letramentos, espaços, linguagens artísticas e potencialização do uso dos acervos presentes nas instituições.
- parcerias externas: Projeto Mostra Cultural Clubinho da Esquina (Museu Clube da Esquina)
- Instalação de bibliotecas e/ou ampliação dos espaços de leitura nas EMEIs.
Apresentação: Projeto Tecendo laços, lendo o mundo
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Projeto SER - Sonhos, estratégias e realizações
O Projeto Sonhos, Estratégias e Realizações: Educação Financeira, Cultura e Cidadania (SER) é uma iniciativa que objetiva implementar a educação financeira, conteúdo que faz parte do currículo escolar e da formação integral dos sujeitos, em toda a Rede Municipal de Educação (RME-BH), de modo transdisciplinar. Ele busca contribuir com o debate e a reflexão dos/as alunos/as e da comunidade escolar sobre questões relativas ao fortalecimento financeiro, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologias digitais, cidadania, cultura e projetos de vida. O projeto pretende oportunizar que os/as participantes consigam, por meio de uma metodologia interativa e dinâmica, com uso de recursos digitais e materiais, identificar sonhos individuais e coletivos, planejando o futuro, definindo metas e buscando concretizar seus planos, compreendendo as consequências de suas ações para o alcance dos objetivos almejados.
Projeto SPA - Sonhar, planejar e alcançar (Parceria Sésamo do Brasil)
O projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para as famílias”, busca contribuir para que as crianças e adultos consigam, por meio de brincadeiras, jogos e outros recursos, planejar o futuro, identificar sonhos, definir metas, fazer planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias ajudam a alcançar objetivos.
A iniciativa tem como público crianças de 4 a 8 anos e suas famílias, que são sensibilizadas por meio de conteúdo envolvente e linguagem lúdica sobre tópicos relacionados ao fortalecimento financeiro. Além disso, são sugeridas estratégias criativas para poupar, consumir com consciência, compartilhar e doar.