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Educação Inclusiva

atualizado em 11/04/2019 | 17:16

À Diretoria da Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-Racial (DEID) cabe promover e coordenar políticas educacionais inclusivas para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades/Superdotação e transtornos de desenvolvimento, assim como promover a implementação das leis nº10.639/03 e nº11.645/08, para garantia de equidade étnico-racial nas escolas municipais, Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e instituições parceiras, bem como a equidade entre meninos e meninas na escola e as práticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
 

Constituem ações e serviços promovidos pela diretoria, entre outros, o Transporte Escolar Acessível, que garante o acesso e a frequência escolar adequada de estudantes com deficiência física e mobilidade reduzida; o acesso ao currículo e à participação na escola por meio da promoção de acessibilidade pedagógica, comunicacional, atitudinal e de orientação individualizada aos professores regentes; o acesso personalizado à tecnologia assistiva e recursos pedagógicos acessíveis; o apoio à Inclusão Escolar por meio do auxílio individualizado aos estudantes para a realização de Atividades de Vida Diária (AVDs); a promoção do acesso à Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS- e a sua disseminação entre estudantes surdos e ouvintes e o atendimento intersetorial aos jovens e adultos com deficiência.
 

Além disso, a diretoria incentiva o desenvolvimento de práticas de promoção da igualdade étnico-racial, construindo, junto com os professores, possibilidades práticas que potencializem ações e metodologias para o processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a temática das relações étnico-raciais. Possibilita, aos professores, a reflexão coletiva sobre as Literaturas Africana, Afro-Brasileira e Indígena no currículo da Educação Básica e fomenta as discussões e criação de alternativas para o trabalho com as culturas africanas, afro-brasileiras,  indígenas e prevenção ao racismo e outras formas de discriminação no ambiente escolar nas instituições de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.