Pular para o conteúdo principal

Biblioteca

atualizado em 30/04/2019 | 16:54

Foto biblioteca

 

A Gerência de Bibliotecas (GERBI), subordinada à Diretoria de Ensino Fundamental, é a responsável por coordenar a rede municipal de bibliotecas escolares, buscando o desenvolvimento de políticas educacionais específicas para o incentivo à leitura e para a formação de leitores e escritores. Além disso, a GERBI colabora com a educação para o exercício da cidadania, por meio do uso crítico e consciente da informação, promovendo a biblioteca escolar no projeto pedagógico e no cotidiano das escolas.

 

Todas as escolas municipais contam com bibliotecas e/ou cantinhos de leitura, e dispõem de verbas regulares para a aquisição de acervos, melhoria das instalações e desenvolvimento de projetos de leitura. Esses projetos de incentivo e de formação de leitura acontecem nas salas de aula, na biblioteca e em outros espaços da escola.

 

A GERBI e as escolas também promovem a participação dos alunos em feiras e bienais, e visitas a grandes bibliotecas e livrarias. Outro incentivo importante é a entrega do Kit Literário, que todos os alunos na RME/BH (Rede Própria e Parceira) recebem e que trazem livros de literatura para que os estudantes iniciem suas bibliotecas pessoais.

 

Em setembro de 2018, a PBH ampliou as vagas para o quadro de bibliotecários, o que possibilitou um bibliotecário por escola, garantindo mais qualidade nos serviços e produtos ofertados pelas bibliotecas escolares. Atualmente, as bibliotecas funcionam em todos os turnos ofertados pelas escolas e todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte são beneficiados por essas iniciativas.

 

A RME/BH conta com 197 bibliotecas escolares e o Centro de Referência da Biblioteca Escolar, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação. Dezenas de bibliotecas ofertam serviços às comunidades locais, inclusive abrindo aos finais de semana sobre a coordenação do Programa Escola Aberta.

 

 

Ouça este conteúdo