Pular para o conteúdo principal

Homenagens e Premiações

criado em - atualizado em

Estudantes destacam-se na Mostra de Investigação Científica Escolar

alunosO projeto Cidade do Futuro, dos alunos da Escola Municipal Vicente Guimarães alcançou a medalha de prata na Mostra de Investigação Científica Escolar (Mice). O projeto foi apresentado no Primeiro Congresso de Boas Práticas da RME de Belo Horizonte, ocorrido em 2018, no Hotel Ouro Minas. A escola teve grande apoio da PRODABEL, que forneceu materiais essenciais para o segundo laboratório de informática da escola, além de ministrar cursos de programação para educadores. A apresentação dos alunos é um recorte do Projeto “A Robótica Educacional e a Cultura Maker na Escola Municipal Vicente Guimarães”.
 


A turma da Escola Municipal Professor Amílcar Martins participa de campeonato de rugby
 

turmaEstudantes da Escola Municipal Professor Amílcar Martins participaram do Campeonato externo de Rugby, em setembro de 2019. A turma laranja, do turno da manhã, que faz parte do Programa Escola Integrada, foi premiada. De acordo com Aline Gabriele, apoio da Coordenadora do Programa Escola Integrada, “foi importante para eles criarem laços com o esporte, ver a importância da concentração, da disciplina e socializar com outras crianças em um ambiente diferente do escolar”.

 


Estudante vence campeonato mineiro de Karatê

karateO estudante Lenin Gomes, da Escola Secretário Humberto Almeida, recebeu a medalha de ouro no Campeonato Mineiro de Karatê, em 2019. O campeonato é promovido pela Federação Mineira de Karatê e é importante para a valorização das atividades esportivas e para o protagonismo juvenil nos esportes, principalmente nas artes marciais.






 


O programa Ecoescola BH integrará a bibliografia do curso online sobre a “Agenda 2030 da UNESCO”

 

O programa Ecoescola BH foi selecionado no concurso da UNESCO para compor uma das “7 Boas Práticas da América Latina”, que integrarão a bibliografia do curso online sobre a “Agenda de 2030 da UNESCO”. Foi lançado em julho de 2020 o curso “Os 7 conhecimentos e a Agenda 2030 - Contribuições do pensamento complexo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.


Professora recebe homenagem da comunidade

 

profA professora Sônia dos Santos França, da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, recebeu uma homenagem da comunidade, em 2017, pelo Projeto Kizomba, que trabalha a temática étnico-racial dentro da escola. A homenagem foi organizada pela Associação Comunitária do Bairro Ribeiro de Abreu (Ucra) e entregue pelo Líder comunitário Thomaz Francisco de Oliveira.




 


Escola recebe o prêmio de 1º Lugar na Olimpíada de Língua Portuguesa

 

A Escola Municipal José Maria Alkimin recebeu o mais alto prêmio na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no gênero poema. A premiação ocorreu no dia 10/12/2019 e foi promovida por  instituições como MEC, Itaú Social e CENPEC. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção  de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o país.
 


Estudantes do 6º ganham competição “Matemática sem Fronteiras”

 

.Os estudantes do 6°, da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, foram premiados, em 2019, na competição “Matemática Sem Fronteiras”, promovida pela Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. A competição se distingue de outros desafios de matemática, pois é direcionada para toda a turma e não para apenas um estudante, oferecendo exercícios que estimulam a imaginação, o raciocínio lógico, a organização e a cooperação.


 


Escola ganha Selo BH Sustentável por reduzir consumo de água

 

.Em 2019, a Escola Municipal Vicente Guimarães recebeu o Selo BH sustentável por conseguir reduzir mais de 30% do consumo de água, obter frequência acima de 70% no Programa Ecoescola BH e  desenvolver um projeto de captação da água da chuva para uso e reuso. O prêmio é promovido pela prefeitura de BH, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e da Subsecretaria de Defesa Civil.

 

 

 

 


Estudantes do terceiro ano conquistam medalha de ouro na Gincamat

 

.Os estudantes do terceiro ano, da Escola Municipal Vicente Guimarães, conquistaram a medalha de ouro na Gincamat de 2019. Para alcançar o prêmio, além das aulas específicas no horário regular, os estudantes tiveram aulas planejadas e ministradas com a articulação de professores, monitores estagiários e coordenações pedagógicas da escola.

 

 


Escola é premiada por trabalho sobre educação no trânsito

 

.A Escola Municipal Professor Amílcar Martins foi premiada, em novembro de 2019, pelos trabalhos desenvolvidos sobre educação no trânsito, no Programa Escola Segura. Como parte das ações do Programa, na Semana do Trânsito, os estudantes puderam vivenciar normas e condutas de como se comportar no trânsito, além de conscientizar os moradores da região por meio de panfletagem.