Apresentação
A Gincana de Matemática (Gincamat) é um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, realizado anualmente, desde 2012. A gincana busca dar visibilidade às ações pedagógicas desenvolvidas por professores(as) de Matemática, por meio de jogos e resolução de problemas. Além de estimular e promover o estudo da disciplina, a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade da educação básica; incentiva o aperfeiçoamento profissional dos(as) professores(as) e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A Gincamat possui como objetivos:
- estimular e promover o estudo da Matemática, por meio de atividades interdisciplinares e contextualizadas, priorizando os jogos;
- contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando a um maior número de estudantes o acesso a materiais didáticos de qualidade.
Consequentemente, a Gincamat possibilita o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, reflexão, observação, análise e solução de problemas. Bem como desenvolver as competências de colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade.
A Matemática, na visão dos(as) estudantes, por diversas vezes é considerada uma disciplina difícil, sem aplicações ou mesmo complicada de ser estudada. Diante desse cenário, a Gincamat trouxe por meio do lúdico, uma nova perspectiva de aplicabilidade, conhecimento e proximidade com esse conteúdo. Prova disto é a crescente evolução da participação nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e a conquista de várias medalhas e menções honrosas.
Outro fator é o estímulo de experiências diferenciadas em Matemática, principalmente pela sua inserção no cotidiano, fortalecendo as relações interpessoais nos diferentes níveis. Supera-se assim, a fragmentação do conhecimento escolar, diminuindo a evasão, os índices de indisciplina e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
Histórico
A Gincamat contou, ao longo dos anos, com a participação de várias escolas, professores(as) e estudantes do Ensino Fundamental. Em sua gênese foram criadas duas categorias, conforme modelo aplicado nas escolas municipais: 2° ciclo e 3° ciclos. Assim cada escola poderia participar com até 2 equipes. Ainda na ideia original desse projeto, a intencionalidade pedagógica era aplicar a Gincamat em duas etapas distintas: Fase Escolar e Fase Municipal. A fase escolar é realizada ao longo do ano letivo. A fase municipal ocorre em data planejada e conta com a participação das escolas inscritas e dos(as) estudantes representantes da competição.
Em 2018, a Gincamat começa o ano com uma inovação: a participação dos(as) estudantes nos encontros de formação, trazendo à tona o protagonismo estudantil e levando-os(as) como participantes dos processos, bem como a elaboração de novas metodologias para a Fase Escolar. Novos jogos são inseridos e a Fase Municipal cresce em participação, com 101 escolas. Cerca de 1200 estudantes participaram da Fase Municipal.
Em 2019, mais mudanças aconteceram e a Gincamat (Fase Municipal) adequa-se ao formato da BNCC colocando o Ensino Fundamental dividido em 4 categorias fixas e mais uma categoria especial: Anos Iniciais 1 (AI 1) – estudantes do 3° ano, Anos Iniciais 2 (AI 2) – estudantes do 4° e 5° anos, Anos Iniciais 1 (AF 1) – estudantes do 6° e 7° anos e Anos Finais 2 (AF 2) – estudantes do 8° e 9° anos. A categoria especial foram as turmas dos projetos Geração Ativa e Criativa (programa de aceleração de estudos da RME-BH).
O resultado dessa abertura e ampliação de categorias foi a participação recorde de quase 5 mil pessoas entre participantes, professores(as), monitores(as) e visitantes que estiveram durante 4 dias participando da Gincamat na Fase Municipal, realizada durante a Semana da Educação – BH Educa, em setembro de 2019. Cerca de 5000 estudantes participaram da Fase Municipal.
Participação das Escolas da Rede Municipal na Gincamat:
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
58 escolas | 65 escolas | 76 escolas | 80 escolas | 99 escolas | 79 escolas | 101 escolas | 90 escolas |
Gincamat 2025
Em 2025, a Gincamat retorna com ainda mais força e entusiasmo, reafirmando seu compromisso com a valorização do protagonismo estudantil e a inovação pedagógica. Nesta edição, o evento está sendo articulado junto com o CLIC – Centro de Línguas, Inovação e Criatividade da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte –, que vem atuando na construção de novas metodologias e no fortalecimento da cultura matemática nas escolas. A Gincamat 2025 traz propostas renovadas, ampliando o envolvimento das unidades escolares e promovendo a integração entre estudantes, educadores(as) e a comunidade escolar.
Quem pode participar?
Estudantes das escolas municipais organizados(as) em equipes (até 5 estudantes em cada equipe) nas seguintes categorias:
Anos Iniciais I | Anos Iniciais II | Anos Finais I | Anos Finais II | Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Estudantes do 2° e 3° anos | Estudantes do 4° e 5° anos | Estudantes do 6° e 7° anos | Estudantes do 8°e 9° anos | Estudantes da EJA |
*Obs.: cada escola poderá ter até 5 equipes – uma equipe em cada categoria
Etapas Regionais e Etapa Municipal
Etapa Regional – 1° Semestre 2025
Classificatória: 9 (nove) etapas regionais da Gincamat – uma em cada regional da Rede Municipal de Educação de BH.
Classificam-se as 3 melhores equipes em cada categoria para a Etapa Municipal.
Etapa Municipal – 2° Semestre 2025
Grande final com as equipes classificadas nas etapas regionais em suas respectivas categorias.
Premiações
Medalhas para as equipes/estudantes nas fases regionais e etapa municipal.
Troféu para as escolas/equipes campeãs em cada categoria na etapa municipal.