O Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte (FEIMC-BH) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação(Smed), coordenada pela Gerência de Educação Integral. Desde sua primeira edição, em 2011, objetiva o protagonismo infantojuvenil, por meio da criação e produção de vídeos, por estudantes de todos os segmentos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).
A proposta é aproveitar o que já se produz com as ferramentas que a juventude possui em mãos, como o celular, com o intuito de provocar uma reflexão sobre a cultura e o pensamento atual, sem delongas teóricas nem discursos vazios que não atinjam o interesse dos(as) jovens. O FEIMC-BH é um espaço para crianças e adolescentes falarem o que pensam e o que desejam para si e para o mundo, através do audiovisual e revelar talentos que, por vezes, são oprimidos pela falta de oportunidade.
Possibilita, também, a vivência do processo democrático, mediante a participação dos(as) envolvidos(as) nas atividades da escola e da comunidade em que vivem, utilizando as ferramentas midiáticas de forma consciente e significativa.
Os filmes são produzidos e inscritos em uma das três categorias: animação, documentário ou ficção. Os curtas são submetidos à avaliação de um júri técnico e de um júri popular. Todos os(as) participantes recebem um certificado de participação. Os 12 filmes classificados nas duas seleções são exibidos durante o evento de Mostra de Minicurtas.
Edições passadas
Os trabalhos nas escolas participantes do projeto são desenvolvidos a partir de um tema proposto em cada edição. Os temas mais recentes foram:
- 2017 – V FEIMC-BH: 120 anos de BH: Patrimônio Imaterial
- 2018 – VI FEIMC-BH: Diversa Cidade: o que vejo da minha janela
- 2019 – VII FEIMC-BH: Afeto
Devido à pandemia de Covid-19 e suas consequências, o FEIMC-BH sofreu uma descontinuidade, mas retornou em 2024.
- 2024 – VIII FEIMC-BH: O Planejado e o Inesperado
Edição 2025
O tema de 2025, Ecos da terra: culturas e tradições, é um convite à reflexão sobre a relação entre a humanidade e a natureza. Afinal, somos parte integrante deste ecossistema e cada ação reverbera no meio ambiente, seja de forma positiva ou negativa.
A compreensão da interconexão de todas as formas de vida e da nossa dependência do mundo natural é fundamental para promover o equilíbrio e o bem-estar coletivo. Em diversas partes do mundo, povos ancestrais mantêm uma relação de profundo respeito com a natureza, e suas vozes merecem ser ouvidas e ecoadas em todo o planeta. Ao unirmos culturas e tradições diversas, podemos construir um futuro baseado no conhecimento e no respeito pelos ciclos naturais.
Desenvolvimento do projeto
1ª etapa:
- Professores(as) e monitores(as) das escolas interessadas em participar do projeto FEIMC-BH participam de formações continuadas promovidas pela Smed ao longo do ano.
- As escolas interessadas realizam a inscrição. Aproximadamente 400 estudantes são envolvidos no projeto de minicurtas. Todos os(as) estudantes, monitores(as) e professores(as) participantes recebem certificado.
2ª etapa:
Os filmes são produzidos e inscritos por categoria conforme descrito abaixo:
- Animação – filme produzido, utilizando-se as seguintes técnicas: stop-motion, flash, quadro a quadro e técnica mista.
- Documentário – filme produzido, utilizando-se a realidade como base para reflexão de um determinado tema. Não se caracteriza predominantemente como noticioso, didático ou publicitário.
- Ficção – filme produzido a partir da criatividade, podendo ter como pano de fundo a realidade ou não.
3ª etapa:
- Avaliação dos filmes, realizada por uma comissão, júri técnico, constituída por especialistas da área de produção audiovisual.
- Aspectos considerados: coerência com o tema, roteiro, criatividade, originalidade,
linguagem, figurino e atuação. - Votação popular realizada no Portal da PBH. Cada internauta pode votar em um filme por categoria.
4ª etapa:
Mostra dos minicurtas com a divulgação da análise realizada pelo júri técnico e do resultado da votação popular.
#paratodosverem: a imagem mostra um grupo de cerca de 30 pessoas, composto por educadores(as) e organizadores(as), que posam sorridentes em um palco, segurando certificados e placas de participação no VIII FEIMC-BH. Ao fundo, o telão exibe o logotipo da Prefeitura de Belo Horizonte e o texto “Diretoria de Educação Integral”.