O Programa Escola nas Férias, objetiva garantir o direito ao lazer de crianças e adolescentes durante o período de férias e recesso escolar, por meio de uma programação gratuita e diversificada nas escolas municipais da capital.
Voltado para participantes de 4 a 14 anos — inclusive aqueles que não são estudantes da Rede Municipal de Educação — o Programa Escola nas Férias proporciona atividades culturais, esportivas, recreativas e lúdicas, promovendo também a convivência comunitária e o fortalecimento de vínculos.
Cada unidade escolar tem autonomia para definir sua própria programação, com o suporte das secretarias envolvidas. Além da oferta de oficinas, gincanas, jogos e brincadeiras, todas as crianças e adolescentes recebem alimentação durante as atividades, assegurando também o cuidado com a segurança alimentar.
A ação é fruto da articulação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
