Pular para o conteúdo principal

Escola nas férias

ESCOLA NAS FÉRIAS
Divulgação/SMED
criado em - atualizado em

O Programa Escola nas Férias (PEF) integra a política de Educação Integral do Município e tem como objetivo proporcionar práticas de lazer aos estudantes e à comunidade escolar, contemplando as vivências de jogos e brincadeiras, atividades esportivas e demais práticas culturais durante o período de férias escolares.

 

As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos. Mesmo os que não são estudantes da Rede Municipal de Educação ou que não residem em Belo Horizonte podem participar. É necessário que um responsável, maior de 18 anos, preencha uma ficha de adesão em uma escola participante. Cada escola tem autonomia para definir a sua programação e os dias de funcionamento durante a semana do Escola nas Férias, contemplando um mínimo de três e o máximo de cinco dias no calendário de atividades. Além de uma programação diversificada, a PBH oferece alimentação para todos os participantes. São três refeições diárias, incluindo o almoço.

 

Inspirado na metodologia da Colônia de Férias Temática, o PEF tem como objetivo desenvolver as possibilidades educativas inerentes ao lazer. As escolas elegem uma temática que é desenvolvida nos dias do Programa a partir das oficinas, atividades de integração e passeios. O programa articula ações conjuntas entre as secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; de Esportes e Lazer, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

Em 2019 foram atendidos 46.331 participantes.

 

Atividades relativas ao Programa suspensas temporariamente devido à pandemia da COVID 19.