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Dia da Língua Portuguesa

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Especial Dia da Língua Portuguesa e Cultura Lusófona: a importância da língua portuguesa como língua de acolhimento

 

Alunos(as) e professores(as) ligados(as) ao Curso de Português como Língua de Acolhimento (PLac), oferecido pelo Clic, explicam o impacto da iniciativa no seu dia a dia.

 

O curso de PLac, oferecido pelo Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade, o Clic, visa promover o acolhimento linguístico dos(as) estudantes migrantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e suas famílias. O PLac oferece aulas de português como segunda língua, sendo um projeto completamente on-line, com materiais oferecidos pela UFMG, que ensina os conteúdos de forma fácil e prática para facilitar a aprendizagem favorecer as interações no contexto social dos(as) estudantes.

 

Willian Oliveira Andrade, professor articulador das ações do Núcleo de Línguas do Clic, relatou a importância do aprendizado da língua para o imigrante: “A medida em que ele aprende português, ele consegue estabelecer uma relação maior com os direitos que ele tem aqui no país”. O professor também aponta que essa prática faz com que o imigrante seja mais acolhido, respeitado e aprenda sobre seus direitos, inserindo-se na comunidade e exercitando a cidadania. O método do PLac leva em conta os conhecimentos que os(as) alunos(as) tinham sobre a língua antes do início das aulas. Willian complementa: “ele (o professor) entende que o aluno já traz uma bagagem mínima de compreensão da língua portuguesa aqui no Brasil”.

 

A professora Luísa Antunes relatou o quão gratificante é ver a diferença que as aulas fazem para os(as) alunos(as) do PLac, possibilitando uma vida melhor: “[...] porquê no PLac, além de ensinar a língua, a gente tá ensinando como o brasileiro vive, como a sociedade brasileira se organiza”. Luiza também contou que o PLac prepara os imigrantes para encararem a realidade de um Brasil imperfeito, “[...] criou-se uma ilusão de um Brasil perfeito, de um Brasil ideal para suprir as necessidades deles, mas não é assim, então a gente tenta amortecer essa queda da realidade, mostrar para eles as outras possibilidades que tem no Brasil”.

 

O PLac é um projeto voltado para adultos imigrantes que buscam desenvolver as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir português. As alunas venezuelanas Sandra Patrícia Riboud Nadal e Laura Salomé Tillero Moreno se inscreveram no curso com o objetivo de falar e reforçar o português com suas filhas dentro de casa.

 

Além dos assuntos teóricos da língua, o PLac ensina sobre o vocabulário presente em situações do dia a dia e os direitos dos(as) alunos(as), como buscar assistência à saúde, entender seus direitos trabalhistas, preparar-se para uma entrevista de emprego, entender os tipos de moradia, entre demais tópicos importantes para a socialização no cotidiano.

 

As alunas Binta Sonko, do Senegal; Angeline Celestin, do Haiti; Sandra Patrícia Riboud Nadal e Laura Salomé Tillero Moreno são colegas e relataram que o curso é fundamental e que as aulas são proveitosas. Elas ressaltam que já aprenderam os nomes das frutas, como fazer perguntas, os verbos e o vocabulário da cidade.

 

O PLac é exemplo da importância da língua portuguesa, comemorada no dia 5 de maio, e mostra que o aprendizado da língua não impacta somente os falantes nativos, mas também todos que necessitam de acolhimento.

 

#paratodosverem: imagem com o print de uma tela de computador, mostrando uma turma do PLac em aula on-line. Na tela, aparecem seis pessoas, que assistem à aula de suas casas.

Foto por: acervo Smed.

 

 

PLac ensina e protege alunos(as) de diversas nacionalidades