Pular para o conteúdo principal

Clic- Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade

A foto mostra um corredor com paredes brancas com portas pintadas de cores variadas como azul e vermelho. Também estão colocados puffs coloridos.
Arquivo Smed
atualizado em 18/11/2020 | 14:19

 

APRESENTAÇÃO

O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é o mais novo espaço de aprendizagem da cidade. Com proposta pioneira de metodologia e de ambientação, disponibiliza uma série de atividades extracurriculares que acontecem em locais preparados com recursos visuais, sensoriais e lúdicos para estimular o aprendizado. Localizado na rua Carangola, 288, 3º andar, bairro Santo Antônio, o Clic iniciou suas atividades em 31 de outubro de 2019 e já atende a 530 estudantes de diferentes idades, de 4 a 65 anos, oriundos das escolas localizadas no entorno.


Eliminando as barreiras arquitetônicas, o Clic buscou adequar-se às normas de acessibilidade no meio urbano. Possui design arrojado, com pintura atraente e acolhedora em seus variados espaços de convivência, para os quais foram repaginados o mobiliário e objetos de decoração, recolhidos pela Gerência de Bens Móveis e disponibilizados para reforma, manutenção e uso.

 

O QUE OFERECE

Qualificação Profissional

Proposta que permeia toda ação do Clic, ofertando o desenvolvimento de habilidades associadas aos aspectos fundamentais da prática e do sucesso empreendedores.


Agroecologia

Proposta que considera o meio ambiente como espaço de desenvolvimento das atividades econômicas, voltadas para a sustentabilidade ambiental.


Empreendedorismo

Proposta focada no conceito que chega para a escola pública como sendo uma forma participativa, dinâmica e integradora que possibilita a inserção do participante na cadeia produtiva e, consequentemente, na geração de renda.


Gastronomia

Proposta direcionada para a criatividade culinária, partindo de atividades práticas em que os participantes põem a "mão na massa". Busca-se a valorização do sabor das raízes da gastronomia popular, numa nova roupagem com aparências e gostos diferenciados.


Línguas e Linguagens

Neste espaço, trabalha-se, transdisciplinarmente, o eixo de aprendizagem Línguas e Linguagens. As equipes mediadoras do processo de aprendizagem propõem despertar o interesse para as línguas estrangeiras, fomentando e oferecendo - de acordo com o nível de proficiência linguística dos estudantes - habilidades iniciais, intermediárias e avançadas, por meio de atividades lúdicas e criativas que permitirão a interação em um contexto comunicativo real dessas línguas. Além disso, são ofertadas também Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa para Estudantes Estrangeiros.

 

Ambiente de Aprendizagem Criativa

O Ambiente de Aprendizagem Criativa constitui-se de um espaço amplo, dotado de mobiliário móvel para organização, de modo multifuncional, favorecendo a prática na construção de soluções para demandas reais dos participantes. Oferece materialidade rica em insumos - na condição multiuso -, além de ferramentas e equipamentos facilmente manipuláveis e acessíveis. Privilegia metodologias ativas para processos educativos em prol do engajamento por meio de desafios, curiosidades, problematização, raciocínio lógico, criatividade, comunicação, de modo a favorecer o protagonismo na prototipagem de ideias e na concretização de projetos.

 

Laboratório de Aprendizagem das Tecnologias Digitais

O Laboratório de Aprendizagem das Tecnologias Digitais, dotado de 50 computadores com conexão Wi-fi, é próprio para atividades que envolvem linguagem de programação, robótica pedagógica, investigação e construção de percursos de formação continuada, além de servir de apoio para outras atividades do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic). Esse amplo e versátil espaço conta com uma divisória móvel para viabilizar sua separação em dois ambientes, o que favorece eventos para públicos de 50 ou de 25 pessoas, dependendo da necessidade. O local também permite disposições diferenciadas do mobiliário, otimizando-se tempo e espaço na organização do trabalho em função da proposta pedagógica, o que propicia o desenvolvimento de atividades com grupos maiores, menores ou individuais.


Estúdio – Produções Multimídias

O Estúdio Multimídia é um espaço destinado a produções audiovisuais, envolvendo, desde a elaboração de roteiros, passando pelas gravações até chegar às edições, além de produções fotográficas, dando subsídios para o fomento de uma cultura de produção audiovisual que priorize, essencialmente, a autoria junto a estudantes, professores e comunidades escolares como um todo.


Espaço Maker

O Espaço Maker é um ambiente voltado para a criação. Sob uma abordagem educacional direcionada ao fazer, os participantes (estudantes, professores, monitores e outros afins) são incentivados a colocar, como se diz, a “mão na massa”. Materiais novos ou reutilizáveis - low tech/high tech - ganham relevância na realização de projetos e prototipação idealizados individual ou coletivamente. Imbuídos do espírito colaborativo, públicos de diversos perfis e habilidades, bem como de interesses variados, se convergem na proposição de soluções para problemas reais da vida cotidiana. Cada um atribui, durante as atividades, sentido prático ao ato de aprender, fazendo-o de maneira lúdica, criativa e eficiente.


Laboratório de Investigação e Gestão de Aprendizagem - LIGA

O Laboratório de Investigação e Gestão de Aprendizagem - LIGA tem como objetivo potencializar o aprendizado de estudantes e a prática dos professores por meio de estratégias pedagógicas diversificadas e metodologias ativas. Através de variadas atividades, busca-se ainda incentivar o protagonismo, levando docente e discente a uma reflexão sobre os espaços educativos da escola.

As ações difundidas e aplicadas nas unidades educacionais como Jornada Literária, MICE, Gincamat e Arte & Sustentabilidade são desenvolvidas para professores e estudantes numa perspectiva pedagógica atual, em que os educandos são atores da construção do conhecimento; e os professores, os mediadores nesse processo.

No ambiente do LIGA, os participantes poderão vivenciar o processo imbuídos de criatividade e, ao final, levarem consigo metodologias e experiências que favoreçam uma aprendizagem significativa, capaz de promover um sentido outro ao conhecimento adquirido, bem como uma nova forma de utilizá-lo.


Espaço Infância

O Espaço Infância tem o objetivo de motivar a criança pequena (contemplando alunos entre 4 e 6 anos), de modo a despertar-lhe o interesse e o gosto pelo aprendizado de uma língua. O trabalho pedagógico é desenvolvido de forma contextualizada e significativa, a partir de atividades lúdicas e criativas, de modo a preservar-lhe o direito de conviver, de brincar, de participar, de explorar, de se expressar e de se conhecer. Assim, parte-se de aspectos do cotidiano das crianças, de modo que possam iniciar o reconhecimento de palavras em outra língua - nome de alimentos, objetos, cores, formatos - o que vem caracterizar esta fase inicial de introdução ao estudo de uma língua estrangeira.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

  • Estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas escolas municipais de Belo Horizonte.
  • Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Pais e/ou responsáveis pelos estudantes atendidos no Clic.

 

COMO PARTICIPAR

As vagas para 2020, serão abertas no primeiro semestre do ano, com ampla divulgação e previsão de atendimento para aproximadamente 1.300 pessoas. Informações pelos telefones: (31)3246-6642 / 3277-8838 / 3277-8590 ou pelo e-mail: clic.smed@pbh.gov.br.

 

INFRAESTRUTURA

O Clic conta com 14 salas de aprendizagem, além dos espaços pedagógicos Cozinha Experimental, Estúdio Para Produção Audiovisual, Gestão da Aprendizagem, Laboratório de Interdisciplinaridade, Laboratório de Línguas, WebRadio.

 

Estrutura administrativa

Anfiteatro com 60 assentos, sala dos professores, sala de coordenação, secretaria.

 

Ambientação

Para compor todos os espaços, o Clic é equipado com 10 televisores, 50 computadores, oito flip charts e outros dispositivos tecnológicos.

 

Instalações sanitárias

Banheiros feminino, masculino e acessível.

 

SUSTENTABILIDADE

A decoração e parte do mobiliário se pautam no conceito da sustentabilidade. Móveis antigos foram repaginados e ganharam novas estruturas e cores pelas mãos de artífices, oficineiros e monitores dos programas Escola Aberta e Escola Integrada, que confeccionaram também novos móveis e adereços com paletes. O Clic conseguiu criar, com custo reduzido, um espaço bonito, inovador e aconchegante.

 

INVESTIMENTOS

Foram investidos aproximadamente R$500 mil em infraestrutura. O valor destinado ao custeio da materialidade e dos bolsistas das Instituições de Ensino Superior Parceiras (IES), que atuam como mediadores de aprendizagem, é de aproximadamente R$ 27 mil mensais.

 

PARCERIAS

  • Consulado dos Estados Unidos da América
  • Escola de Idiomas Cultura Inglesa
  • Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Prodabel
  • Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal da UFMG.
  • Pró-reitoria de Extensão da UFMG.
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos/ Diretoria de Relações Internacionais e da Subsecretaria de Trabalho e Emprego.