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Circuito de Museus

Alunos em um museu
Foto: Arquivo Smed
criado em - atualizado em

O Projeto Circuito de Museus faz parte das ações pedagógicas da Rede Municipal de Educação desde 2011. Com o objetivo de incentivar e facilitar a apropriação de espaços museológicos pelo público escolar, destina-se às crianças da Educação Infantil, aos estudantes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Escola Integrada.

 

O projeto permite que estudantes das Escolas Municipais visitem três instituições culturais ao longo do ano, a partir de um percurso temático. A realização das três visitas busca assegurar o desenvolvimento de habilidades de articulação de ideias, apreciação estética e interpretação dos significados contidos em objetos, fotografias, documentos textuais, filmes. Nas escolas, as atividades de culminância, como feiras e mostras, possibilitam a socialização das experiências do grupo visitante para outras turmas.

 

Para participar, cada Escola Municipal interessada apresenta uma proposta pedagógica na qual a participação em um circuito específico se justifica. A equipe de coordenação desse projeto, na SMED, avalia e seleciona o maior número de escolas possível, tendo em vista a necessidade de democratização do acesso. Os responsáveis pelos projetos, em cada escola, participam de Rodas de Conversa antes de iniciarem a visitação pelos estudantes. Essas Rodas de Conversa realizam-se em um dos museus integrantes do circuito escolhido pela escola. Uma escola pode participar de mais de um circuito.

 

Os nove circuitos atualmente disponíveis são: Arte Brasileira; Artes Visuais; Ciências e Tecnologia; Esporte, Lazer e Memória; História de Belo Horizonte; História de Mulheres; Imagem em Movimento; Pampulha; Território Negro.

 

Em 2019, 81 escolas, com 6.660 estudantes visitaram 26 museus e espaços culturais.