Pular para o conteúdo principal

Circuito de Museus

criado em - atualizado em
#paratodosverem: grupo de crianças pequenas, uniformizadas, observa atentamente uma escultura branca de figura humana sentada. Ao lado, um educador agachado sorri para os alunos. A cena ocorre dentro de um museu, com obras de arte nas paredes e iluminação suave, criando um ambiente de aprendizado e curiosidade.
Arquivo Smed

 

O Projeto Circuito de Museus faz parte das ações pedagógicas da Rede Municipal de Educação desde 2011. Destina-se às crianças da Educação Infantil, aos estudantes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Escola Integrada, com o objetivo de incentivar e facilitar a apropriação de espaços museais pelo público escolar.

 

 

 

O Circuito de Museus promove visitas às instituições culturais, a partir de percursos temáticos selecionados pelas escolas - Arte Brasileira; Artes Visuais; Ciências; Esporte, Lazer e Memória; História de Belo Horizonte; História de Mulheres; Imagem em Movimento; Pampulha; Território Negro. A realização das visitas busca assegurar o desenvolvimento de habilidades de articulação de ideias, a apreciação estética e a interpretação dos significados contidos em obras de arte, objetos, fotografias, documentos textuais e filmes.

 

 

 

Cada escola municipal interessada em participar do Projeto Circuito de Museus escolhe o(s) percurso(s) que deseja realizar e envia o(s) projeto(s) de pesquisa, ancorado(s) nas discussões propostas pelas instituições participantes. A equipe de coordenação desse projeto, na Smed, avalia os projetos inscritos e organiza os agendamentos. Participam anualmente, em média, 10 mil estudantes, 100 escolas e 30 instituições museais/culturais. Em diálogo com as visitas, as escolas promovem atividades como feiras e mostras que possibilitam a socialização das experiências do grupo visitante com outras turmas e com a comunidade escolar.

 

 

 

Sistematicamente avaliado e reestruturado, o Projeto Circuito de Museus busca aprimorar suas atividades a cada edição, tendo sido reconhecido e premiado por instituições educacionais e de memória:

 

2015

Finalista no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - Categoria II: Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural - IPHAN.

 

2016

Menção Honrosa no Prêmio Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio, promovido pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS)

 

2025

Selecionado no edital Experiências Inspiradoras em Educação Integral promovido pelo Ministério da Educação.

 

Acesse o material do Projeto Circuito de Museus.