O Projeto Circuito de Museus faz parte das ações pedagógicas da Rede Municipal de Educação desde 2011. Com o objetivo de incentivar e facilitar a apropriação de espaços museais pelo público escolar, destina-se às crianças da Educação Infantil, aos estudantes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Escola Integrada.
O projeto permite que estudantes das Escolas Municipais visitem três instituições museais/culturais ao longo do ano, a partir de um percurso temático selecionado. A realização das três visitas busca assegurar o desenvolvimento de habilidades de articulação de ideias, apreciação estética e interpretação dos significados contidos em objetos, fotografias, documentos textuais e filmes. Nas escolas, as atividades de culminância, como feiras e mostras, possibilitam a socialização das experiências do grupo visitante para outras turmas.
Cada Escola Municipal interessada em participar do Projeto Circuito de Museus deve escolher o(s) percurso(s) que deseja realizar e enviar o(s) projeto(s) de pesquisa ancorado(s) nas discussões propostas pelas instituições participantes que fazem parte do percurso escolhido.
A equipe de coordenação desse projeto, na SMED, avalia e seleciona o maior número de escolas possível, tendo em vista a necessidade de democratização do acesso e conforme critérios estabelecidos anteriormente e amplamente divulgados.
Os percursos, atualmente, disponíveis são: Arte Brasileira; Artes Visuais; Ciências; Esporte, Lazer e Memória; História de Belo Horizonte; História de Mulheres; Imagem em Movimento; Pampulha; Território Negro.
Participam, em média, 10 mil estudantes e 100 escolas por ano e, até 2023, o projeto contava com 30 instituições museais/culturais.
Acesse o material do Projeto Circuito de Museus.