O Câmara Mirim de Belo Horizonte (CAMIR) é um projeto de educação para a cidadania, por meio da formação política e do debate sobre temas de ordem social, ambiental, econômica, política e outros, realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.
Por meio deste projeto, são desenvolvidas diversas atividades educativas em que os vereadores mirins aprendem sobre o processo legislativo, utilizando como instrumento pedagógico a formação de um parlamento mirim do Município.
Cada escola elege três vereadores mirins, em eleições reais, com o uso de urnas eletrônicas parametrizadas pelo TRE-MG. O CAMIR é voltado para os estudantes de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e para cada estudante eleito há um suplente igualmente referendado pelos pares. Além disso, há a indicação de um professor por escola para acompanhar o projeto e desenvolver com os estudantes atividades paralelas às sessões mirins que ocorrem, mensalmente, na Câmara Municipal.