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A imagem mostra 13 crianças com uniforme escolar sentadas no chão de uma praça, ao redor de duas toalhas de piquenique em xadrez verde. Em frente a cada uma, estão porções de banana, laranja, goiaba e uva. Há uma mulher auxiliando-as na atividade com as frutas. Do lado esquerdo da foto, estão cadeiras e uma mesa de alvenaria pintadas de azul.
Pedro Gabriel Viana

Sab(o)eres sentidos em um piquenique

criado em - atualizado em


Na tarde do dia 4 de abril de 2025, a turma do 1º ano da Escola Municipal Belo Horizonte teve um momento especial de educação, alimentação e vivências em um piquenique numa pracinha com bastante verde no Conjunto Habitacional IAPI, ao lado da escola. A atividade envolveu os(as) 18 estudantes da classe com brincadeiras, atividades educativas e novos sabores, para promover a interação entre colegas e incentivar o consumo de frutas.
 

A iniciativa foi pensada para tentar contornar o contexto do crescente consumo de alimentos industrializados pelas crianças, em prol de melhorar a relação delas com a comida, de maneira a reconectá-las com a alimentação saudável na experiência coletiva. A proposta foi criar um espaço para entrelaçar a alimentação ao lúdico, à ocupação do espaço público e ao passeio.
 

As frutas consumidas foram, entre outras, bananas, maçãs, uvas e goiabas, cuidadosamente adquiridas em quantidade suficiente para evitar desperdícios. O espaço foi preparado com toalhas estendidas para as crianças se sentarem em roda, e cada fruta foi apresentada e saboreada. Tais alimentos também estiveram em discussões com os(as) alunos(as). A experiência foi sensorial, e muitas crianças experimentaram, pela primeira vez, algumas das frutas.


O trajeto até a pracinha também fez parte da atividade. “O trajeto foi muito marcante, principalmente quando chegamos em uma área com muitas árvores, e as crianças começaram a gritar 'Primavera! Primavera!' De acordo com elas, estavam achando muito bonito”, relatou o professor de Educação Física Pedro Gabriel.
 

Após a degustação, o grupo aproveitou os brinquedos da praça e encerrou o passeio com brincadeira e alegria. “Eu achei que o piquenique com as frutas era bonito. Gostei de experimentar a goiaba, mas gostei mais das uvas. A parte que mais gostei foi do escorregador. Quero voltar mais!”, relatou um aluno da turma.
 

A atividade foi avaliada a partir da observação do engajamento das crianças, além da participação nas rodas de conversa e na degustação. A ação comprovou que uma atividade recreativa como um piquenique pode ser capaz de promover a educação alimentar.