Pular para o conteúdo principal

Na imagem apresentada, as alunas estão em um local fechado, assistindo a uma apresentação de slides, projetada em um telão, onde está escrito “Não sou mais uma menina... E agora?” Elas estão em uma sala com paredes pintadas em cor de laranja suave. À esquerda, há uma janela com cortinas brancas e, a seu lado, está um ventilador. No teto também há um ventilador. Ao fundo do palco, está afixado um quadro branco. Em frente ao telão, uma mulher segura um microfone.
Acervo EM Luiz Gatti

Projeto escolar aborda mudanças da puberdade

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Luiz Gatti, no Barreiro, realizou, no dia 7 de abril, a entrega de absorventes íntimos às alunas adolescentes e uma roda de conversa sobre a puberdade e as suas mudanças. A escolha da data ocorreu devido ao Dia Mundial da Saúde.


A roda de conversa foi organizada pela diretora (Janaína Moreira), pela vice-diretora (Nádia Viana) e pela coordenadora geral (Renata Salles). Todas as alunas, a partir do 6º ano dos turnos matutino e vespertino, foram contempladas pela ação.


A professora Tânia Mara mediou a conversa, que contemplou temas como cuidados com a higiene íntima, uso do absorvente externo, saúde sexual, além de comportamentos sociais saudáveis. A professora também respondeu às perguntas das estudantes de forma técnica.


Segundo a estudante Maria Figueiredo Gomes Nunes, do 8º ano vespertino, a experiência no projeto foi positiva, porque a aluna tinha muitas dúvidas e todas foram esclarecidas, além de ter gostado bastante dos assuntos abordados. Para a estudante Débora Alves Santana, do 6°ano D, tarde, o projeto também foi bastante esclarecedor: "Eu ficava com muita vergonha de perguntar pra minha mãe sobre as coisas que comecei a perceber no meu corpo, mas a palestra foi muito boa pra mim, pois tirei muitas dúvidas."


As iniciativas estão alinhadas com o terceiro objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionado à boa saúde e ao bem-estar, reforçando o papel da escola enquanto ambiente de desenvolvimento cidadão.