8 Maio 2025 -
No período de fevereiro a março deste ano, foi desenvolvido um projeto envolvendo as Grandes Navegações e as migrações alimentares entre os continentes, na Escola Municipal Professor João Camilo de Oliveira Torres (EMPJCT), na região Noroeste. A iniciativa incluiu as três turmas do 7º ano e tinha como objetivo tornar o aprendizado mais lúdico e interessante para os(as) alunos(as).
A ação, idealizada e implementada pelos(as) professores(as) Israel Rodrigo Felipe Brasiel e Luciane Aparecida Alves dos Santos, iniciou-se com aulas expositivas e discursivas, utilizando o livro didático e mapas ilustrativos. Em seguida, foi realizado um jogo, em sala de aula, com o tema “As Grandes Navegações e a migração dos alimentos pelos mares”, em que, resumidamente, os(as) estudantes teriam que identificar qual era a origem dos alimentos que foram escolhidos e distribuídos em fichas. O resultado da brincadeira foi interessante: grande parte dos alimentos que os(as) alunos(as) conheciam e achavam que eram originários do continente americano são, na verdade, de outros continentes e foram introduzidos na América pelos(as) colonizadores(as).
Ainda em sala de aula, houve a apresentação de vídeos e músicas sobre o tema, com o objetivo de despertar a importância de associar o que se vê ao que se ouve e se lê. Além disso, em uma determinada tarde, o cardápio da merenda contou somente com alimentos originários das Américas.
O encerramento do projeto aconteceu na cantina da escola. O espaço foi decorado com o tema da ação, por meio de cartazes, mapas e réplicas de embarcações confeccionadas com material reciclável, de modo que toda a escola pudesse aprender mais sobre a temática.
Segundo o estudante Carlos Eduardo, do 7º ano, a experiência com o projeto foi muito positiva: “Eu amei aprender quais alimentos são originários de cada continente, quais vieram da Europa, com as grandes navegações, e quais são originárias das Américas, principalmente do Brasil, e tudo de uma forma prática, através de um jogo criado pela professora Luciane”.