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#paratodosverem: em uma mesa cinza cercada por cadeiras laranjas, estão dispostos seis livros infantis coloridos. Entre eles, “A cor de Coraline”, “Sementinha”, “O sanduíche da Maricota”, “O que tem atrás da porta?”, “O que tem atrás do medo?” e “A casa e o seu dono”. As capas trazem ilustrações vibrantes de animais, pessoas e cenários lúdicos.
Acervo EMMTP

Livros abrem portas para estudantes de BH

criado em - atualizado em

Todos sabem que a leitura é essencial para que a criatividade possa ser aflorada e para que a aprendizagem escolar seja concreta. Diversos projetos e ações envolvendo a literatura são desenvolvidos nas escolas municipais e, hoje, vamos apresentar dois deles. Você está preparado(a)?

 

 

 

EM Professora Marília Tanure Pereira

 

No projeto, os alunos também assistem a vídeos sobre literatura.

 

Foto: Acervo EMEIPMP
#paratodosverem: em uma sala de aula, crianças sentadas em cadeiras laranjas assistem a uma projeção na parede com personagens animados em forma de vegetais. Uma professora, em pé ao lado da tela, aponta para a imagem enquanto conduz a atividade. Ao fundo, há prateleiras com livros e cartazes coloridos na parede.
 

Imagina só conversar sobre livros legais na escola? Pois é, na EM Professora Marília Tanure Pereira (Leste), um projeto de leitura está sendo desenvolvido pela professora Liliane Sales. O projeto “Viajando no Mundo da Literatura Infantil” partiu dos próprios estudantes, que queiram aprender mais sobre assuntos diversos. Isso que é protagonismo!

 

A iniciativa, que está sendo desenvolvida neste ano, tem como objetivo principal instigar a imaginação, com o auxílio das histórias da Literatura Infantil. As crianças estão desenvolvendo um portfólio, contendo atividades e recontos dos livros que estão sendo trabalhados em sala de aula, que será entregue aos pais no final do ano letivo.

 

"Consegue-se ver, claramente, o quanto foi benéfico esse trabalho com as crianças, pois despertar o gosto pela literatura requer um trabalho dinâmico e envolvente”, diz Vilma Oliveira, professora e revisora auxiliar na escrita do projeto pedagógico.

 

E o mais legal: ao final do projeto, é esperado que seja realizado um sanduíche coletivo com a turma, seguindo a história do livro “O Sanduíche da Maricota. Imagino que os alunos estão muito empolgados para esse momento!

 

EM Carmelita Carvalho Garcia

 

Autora incentiva os estudantes a explorarem as suas habilidades.

 

Foto: Acervo EMCCG
#paratodosverem: Quatro mulheres sorriem atrás de uma mesa coberta por toalha florida estampada com girassóis. Em cima, livros organizados em pilhas e em pé, um arranjo de flores em vaso, jarra de vidro com água, copo e uma caixa decorada. Atrás delas, uma lousa branca ocupa grande parte da parede, ao lado de uma tela digital parcialmente visível.
 

As salas de 4º ano da EM Carmelita Carvalho Garcia (Pampulha) tiveram uma experiência incrível em agosto! À convite da Biblioteca Professora Ivana Amorim, os estudantes receberam Lila Martins, autora e bibliotecária da Rede Municipal de Educação (RME), para uma conversa empolgante e muito esperada por eles.

 

No encontro, a autora compartilhou com os educandos as inspirações para o livro “Adivinhe quem está na cozinha”, que contém uma personagem clássica do Sítio do Picapau Amarelo. Os jovens não decepcionaram: fizeram perguntas e conversaram com Lila.

 

Aline Barbosa, professora regente do 4º ano C, compartilhou memórias: “o auge do encontro foi quando a escritora revelou que os livros são como seus filhos! As crianças adoraram.”

 

A autora também incentivou as crianças a explorarem as suas próprias habilidades de escrita, sugerindo que cada um poderia criar suas próprias histórias. Esperamos que os estudantes tenham aprendido com essa experiência e, no futuro, também possam ser escritores!

 

Ações como estas nos mostram a importância de incentivar a leitura nos mais novos. E você, está esperando o que para implementar uma ação/projeto de literatura na sua escola?