Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: quatro pessoas estão lado a lado, vestindo agasalhos esportivos nas cores azul e amarelo, com a bandeira do Brasil no peito. Eles posam sorridentes para a foto, transmitindo união e orgulho. Ao fundo, uma parede com pintura desgastada e uma porta azul.
Acervo Eduardo Nascimento

Judocas de BH Brilham na Argentina!

criado em - atualizado em

Entre os dias 22 e 24 de agosto de 2025, a energia do tatame se encontrou com a alegria da inclusão em Buenos Aires! Dois jovens talentos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte fizeram história ao participar do “Argentina Open de Judo Inclusivo”.

 

Pode comemorar: este foi o primeiro torneio sul-americano de Judô a reunir oficialmente atletas com deficiência. Mais que uma competição, o evento é uma celebração que usa a força do esporte para promover o Judô Inclusivo, misturando a emoção da disputa com a riqueza do convívio social para pessoas com deficiência e neurodivergentes.

 

Nossos representantes em solo argentino foram Gelbert Wilmerson de Souza Evangelista, da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, e Ana Paula Martins dos Santos, da Escola Municipal Francisca de Paula (ambas da Regional Oeste).

 

Eles integraram uma super delegação brasileira, que contava com 22 atletas, 12 treinadores e mais 21 membros entre organizadores, árbitros e pais acompanhantes. Uma verdadeira família do Judô!

 

Essa paixão pelo esporte tem raízes profundas: o treinador dos alunos, Eduardo Nascimento, que é Professor de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, revela que as aulas de Judô na escola existem desde 2010.

 

Além dos nossos atletas de BH, a competição reuniu judocas de 10 estados brasileiros (Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo).

 

O evento foi organizado por uma rede de peso, incluindo a Federación Argentina de Deportes para Atletas com Síndrome de Down (FADASD) e diversos parceiros internacionais. Os atletas dos 4 países mais bem classificados serão agraciados com medalhas personalizadas!

Quer sentir a emoção? A “Argentina Open de Judo Inclusivo” foi transmitida ao vivo pelo canal de Martín Franco no Youtube, con

forme informações do organizador argentino, Prof. Hugo Roberto Bensi.