27 November 2025 -
Pode a escola ser espaço de transformação social real? Sim! Na Escola Municipal Prefeito Souza Lima, os estudantes da turma Geração Ativa, que têm entre 14 e 16 anos, realizaram um trabalho para apresentar a história de Valdete da Silva Cordeiro para a comunidade escolar.
Os estudantes foram orientados a pesquisar e estudar sobre a trajetória da Dona Valdete e, para isso, assistiram a um documentário sobre sua vida, o que abriu caminho para momentos de reflexão e rodas de conversas sobre o empoderamento feminino, valorização da cultura local e periférica, além importância do protagonismo das mulheres negras na comunidade.
Valdete da Silva, saudosa fundadora do grupo Meninas de Sinhá e importante liderança comunitária do bairro Alto Vera Cruz, dedicava-se intensamente às lutas por melhores condições de vida para a comunidade, sonhando sempre com uma sociedade mais justa.
Dona Valdete também foi criadora de um projeto transformador que focava em ajudar mulheres com problemas de saúde físicos e mentais, se tornando uma inspiração para todas as jovens mulheres da escola.
Assim nasceu uma oportunidade de valorizar a força e a resistência das mulheres negras, reafirmando suas lutas contra a discriminação e pelo protagonismo. Hoje, o grupo Meninas de Sinhá é um importante coletivo na defesa de direitos e na promoção do empoderamento feminino, especialmente das mulheres negras.
O projeto atingiu seu ponto alto em apresentações vibrantes dos estudantes para toda a comunidade escolar. Eles compartilharam o que aprenderam em exposições orais envolventes, painéis informativos repletos de cartazes e relatos emocionantes sobre a vida e o imenso legado de Valdete.
Com isso, os estudantes mergulharam de cabeça numa história fundamental, criando um forte senso de luta e identificação. A professora organizadora, Anne Rafaelle Rodrigues Lima, resumiu a experiência como potencializadora: "Trabalhar a história de Dona Valdete e do grupo Meninas de Sinhá com os estudantes da Geração Ativa é mais do que ampliar horizontes: é fortalecer valores de respeito, igualdade e justiça social. É crucial que nossos alunos entendam que a escola não é só um lugar de conteúdo, mas também de formação cidadã, de valorização da diversidade e de reconhecimento daqueles que, com coragem e amor, nos ajudaram a construir nossa história."
