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#paratodosverem: A imagem mostra uma apresentação em andamento em um auditório. Uma mulher vestindo um casaco rosa está falando ao microfone no palco, enquanto um homem ao lado faz a tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). No palco, há também algumas cadeiras vazias à direita e um projetor exibindo um slide com o título "Coordenação Pedagógica - Visão Estratégica". O slide possui o logotipo da "Prefeitura de Belo Horizonte". Na plateia, algumas pessoas estão sentadas assistindo à apresentação.
Acervo Ascom

Formação para educação bilíngue de surdos(as)

criado em - atualizado em

 

Um curso inédito de formação docente focado na educação bilíngue de pessoas surdas deve melhorar ainda mais as práticas pedagógicas voltadas a esses(as) estudantes na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). Fruto de um trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e organizado pela Diretoria de Educação Inclusiva, Diversidades e Transversalidade (Deit), em parceria com o Movimento Bilíngue de Surdos de Minas Gerais, o curso, que se inicia em abril, oferece aos(às) professores(as) a oportunidade de expandirem as vivências por meio do embasamento teórico e da troca de experiências. O convite para a participação será enviado aos(às) educadores(as) da rede por e-mail.


Intitulado "Educação bilíngue para surdos: possibilidades e desafios", a formação visa proporcionar aos(às) educadores da Rede uma imersão em práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva, com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no português na modalidade escrita.


A formação será oferecida pelo sistema de Ensino a Distância (EaD), permitindo a participação de professores(as) de toda a rede. Pelo menos 500 vagas serão destinadas especialmente aos(às) docentes que atuam diretamente com estudantes surdos(as).


Com 60 horas de carga horária, o curso foi dividido em seis módulos, que abordam temas como “Libras: que língua é essa?”, “Ensino de português como segunda língua”, “Ensino de matemática e ciências para surdos”, “Produção de material didático bilíngue (Libras e português)”, “O papel dos tradutores, intérpretes e instrutores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte” e a “Surdocegueira”.


A professora Luciana Freitas, organizadora do curso e integrante do Núcleo de Educação Bilíngue da Smed, aponta que essa é mais uma conquista da comunidade surda em prol da qualidade no ensino para estudantes surdos(as) da rede. “É uma formação inédita que tem como objetivo proporcionar ao professor um espaço de estudo e diálogo quanto às expectativas em relação ao fazer docente. Ressalto a importância do reconhecimento da Libras como meio de comunicação e expressão dos estudantes e professores surdos nas nossas escolas, e essa iniciativa precisa ser incluída como formação docente continuada, pois existem metodologias específicas para o ensino da leitura e escrita, no contexto educacional bilíngue”, explicou.


Com a formação dos(as) professores(as), a Secretaria Municipal de Educação pretende garantir que os(as) alunos(as) surdos(as) tenham acesso ao ensino tanto de Libras, sua língua materna, quanto do português escrito, e também promover reflexões sobre as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula que ajudem a eliminar as barreiras de comunicação e de acesso ao conteúdo.


No Brasil, cerca de 90% das crianças surdas são filhas de pais ouvintes. Esse dado amplia a responsabilidade com a inclusão desses(as) estudantes, ressaltando a importância da formação eficaz dos(as) educadores(as) na Educação Inclusiva.


O lançamento, no Teatro do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada, contou com a presença da Diretora da Deit, Bernadete Duarte; de educadores(as) e militantes do movimento bilíngue de surdos(as) de Minas Gerais; de representantes da Associação de Surdos de Minas Gerais e outros(as) profissionais da área.