Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Na foto, dois estudantes participam de um jogo de perguntas e respostas em uma escola, enquanto um professor conduz a atividade com um microfone e uma folha de anotações. À frente deles há uma mesa com botões vermelhos, simulando um quiz. O clima é de concentração e aprendizado em um ambiente descontraído e educativo.
EMEF Luigi Toniolo

Escolas municipais realizam dinâmicas para o Saeb

criado em - atualizado em

Chegou a hora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a principal avaliação do Ensino Básico do país. Diversas escolas se preparam de forma especial para o exame. Vamos conferir algumas práticas?

 

EMEF Luigi Toniolo

 

A EMEF Luigi Toniolo (Noroeste) desenvolveu a Gincana Passa ou Repassa. A proposta foi auxiliar os alunos do quinto ano a aprenderem, de maneira divertida, noções importantes do Português, como competências de leitura, interpretação e análise linguística. O objetivo da atividade é contribuir para aumentar o interesse e a confiança dos alunos na disciplina.

 

A gincana foi um torneio eliminatório exclusivo de Português, no qual cada turma do quinto ano formou uma equipe. A cada rodada, foram feitas perguntas baseadas na prova do Saeb. O grupo que não soubesse a resposta podia “repassá-la” ao time adversário. Cada pergunta tinha 30 segundos para a resposta. Entre os conteúdos abordados, compreensão de textos narrativos e descritivos, identificação de tema, ortografia, pontuação e classes gramaticais.

 

Segundo a referência pedagógica regional, Renise Britto, o projeto é extremamente importante, pois promoveu o engajamento dos estudantes na preparação para o Saeb. Ela destacou ainda que esteve presente em um dos dias de competição e pôde observar o entusiasmo e a alegria dos alunos durante a atividade.

 

Estudantes se prepararam através de dinâmicas.

Crédito: EMEF Luigi Toniolo

#paratodosverem: Quatro estudantes estão reunidos em volta de uma mesa, com as mãos prontas para apertar dois botões vermelhos grandes. Eles estão participando de uma gincana. Um professor ou monitor está de pé ao fundo. A cena é de concentração e competição amigável, em uma área de pátio da escola.

 

Emef Professor João Camilo de Oliveira Torres

 

Na Emef Professor João Camilo de Oliveira Torres (Noroeste), outra dinâmica foi utilizada. O “Saeb na hora”, realizado desde março com estudantes do 9º ano, utilizou simulados virtuais com feedback imediato, permitindo a autoavaliação e a correção das rotas de estudo. O objetivo foi estimular a participação e o engajamento dos educandos para a avaliação nacional.

 

O resultado positivo foi sentido entre os alunos. “O simulado no Google Forms foi legal, principalmente, porque conseguimos ver os acertos e erros na hora”, comentou Alanna Cristhine Silveira, do 9°C.

 

O projeto envolveu simulados virtuais.

 

Crédito: EMEF EMPJCT

#paratodosverem: Em uma sala de aula iluminada com piso de madeira, vários alunos, a maioria vestindo camisetas verdes de uniforme, estão sentados em carteiras azuis individuais. Eles estão em meio a uma atividade, alguns escrevendo em cadernos e outros olhando para tablets, demonstrando concentração durante um momento de prova.

É perceptível o quão esforçada a rede está para o Saeb. E a sua escola? Desenvolveu algum projeto envolvente em preparação para a avaliação?