14 November 2025 -
Educadores da Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira apostaram em uma nova abordagem para melhorar a alimentação de seus estudantes. O projeto “Da Terra ao Prato: entre saberes e sabores” visa despertar a curiosidade da comunidade pelos alimentos ao mostrar suas origens.
Tudo começou quando foi percebido que os estudantes estavam se recusando a experimentar legumes, verduras e demais alimentos novos, se mantendo no básico arroz e feijão. Para melhorar os hábitos de alimentação, foram feitas vivências significativas que desenvolveram a escuta ativa e o respeito pelos alimentos e por quem os cultiva, valorizando o processo de produção e a importância de cada alimento na saúde.
Primeiramente, foram feitas rodas de conversa em sala de aula para introduzir a questão sobre a origem dos alimentos. Os estudantes registraram em desenhos como achavam que era uma horta e participaram de uma contação de histórias sobre agricultura, natureza ou alimentação.
Desta forma, foram preparados para então visitar a Horta Comunitária da Vila Pinho. Fizeram um tour pelo espaço, conversaram com os agricultores, aprenderam curiosidades sobre os alimentos e aprenderam a regar, colher e plantar sementes.
O projeto foi finalizado com mais produções de desenhos sobre a experiência, a montagem de um mural para expor o trabalho feito e, por fim, as crianças aprenderam receitas simples e saudáveis como saladas de frutas e sucos naturais.
A professora responsável, Márcia dos Santos Francisco, disse ter sido um momento muito rico e que foi uma oportunidade de conhecer alimentos e histórias novas. " A visita à horta é um passeio cheio de riquezas. Lá conseguimos aprender não somente sobre alimentação, mas histórias de vida e para a vida."
