Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Na foto, um grupo de crianças participa de uma brincadeira no ginásio da escola. Usando vendas nos olhos e camisetas verdes, elas se abaixam tentando encontrar objetos no chão, guiando-se apenas pelo tato e pelas orientações dos colegas. A atividade promove cooperação, confiança e diversão em um ambiente educativo e acolhedor.
Acervo EMEF Ignácio de Andrade Melo

Escola na Pampulha promove projeto no Setembro Verde para fortalecer a inclusão

criado em - atualizado em

O Setembro Verde é um mês dedicado à conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Pensando nisso a EMEF Ignácio de Andrade Melo realizou um projeto com o objetivo de promover a reflexão e a prática de inclusão, criando um ambiente cada vez mais acolhedor e respeitoso para todos.

 

O projeto propôs rodas de conversa e palestras sobre os direitos das pessoas com deficiência, a importância da inclusão e as formas de contribuir para um ambiente mais acessível e empático. Também foram realizadas sessões de cinema com a exibição dos filmes “Extraordinário” e “Fora de Mim”.

 

Além disso, os estudantes participaram de atividades inspiradas nos Jogos Paralímpicos, como o goalball, esporte voltado a pessoas com deficiência visual, e a bocha adaptada, modalidade praticada por pessoas com alto grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.

 

A coordenadora pedagógica geral, Cláudia Maria da Silva, avaliou a experiência como enriquecedora, destacando que os alunos puderam vivenciar novas experiências, tirar dúvidas e ressignificar conceitos sobre inclusão. Segundo ela, ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas o projeto representou um ponto de partida essencial.

 

A proposta aconteceu ao longo de todo o mês de setembro e contou com a participação da bibliotecária da escola, da Equipe PAS e do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).