8 Maio 2025 -
A Escola Municipal da Vila Pinho estabeleceu uma ponte para a inclusão social e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte. O projeto “Oficina de Esportes”, oferecido para estudantes do 8º e do 9º ano, no contraturno escolar, ministra atividades de futsal e voleibol que incentivam a prática esportiva, o respeito às diferenças e o aprendizado fora da sala de aula.
O projeto, idealizado e conduzido voluntariamente pelo professor de Educação Física Edimar Batista Vasconcelos, ocorre de segunda a quarta-feira, das 17h30 às 19h, e é uma importante ferramenta de transformação na escola. “O projeto tem contribuído para a diminuição da exposição dos participantes a riscos sociais, redução da evasão escolar e a consequente melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos”, afirma o professor Edimar. Esses são pontos essenciais para que crianças e adolescentes permaneçam na escola e tenham uma boa educação e perspectivas de um futuro melhor.
A iniciativa foi muito bem recebida entre os(as) alunos(as). “Sempre gostei de fazer esporte, e o vôlei é um dos que mais gosto. Praticar um esporte é sempre bom e o ambiente é bom. A gente conversa e se diverte”, conta Kelly Vitória da Silva, de 14 anos, participante da oficina de voleibol. Já para Hugo Daniel Santos Silva, também de 14 anos e aluno da oficina de futsal, o projeto já está rendendo frutos dentro e fora da quadra: “É legal! Criamos amizade, jogamos com meninos menores do que a gente e estamos entrosando. Vai ser bom para quando chegarem os ‘Jogos da Primavera’”.
O entusiasmo dos(as) estudantes é notável e importante para que as oficinas ganhem força, com vistas à promoção da prática de atividade física e de momentos de lazer, contribuindo para a saúde física e mental deles(as). Como Hugo Daniel pontuou, também é uma grande oportunidade de treinar para os campeonatos dos “Jogos da Primavera”, um evento da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que engloba todas as regionais da cidade.
A oficina de esportes na escola é essencial para o desenvolvimento integral dos(as) jovens. Ela promove a socialização e o respeito ao próximo, além de favorecer o crescimento físico saudável. Exercitar-se desde cedo estimula a disciplina e o senso de responsabilidade, bem como ajuda na formação de cidadãos(ãs) mais conscientes, ao ensinar valores como cooperação, ética e superação. Para essa faixa etária, representa muito mais do que gastar energia, além de ser um espaço de lazer acessível dentro da comunidade escolar.