14 November 2025 -
Como podemos incentivar as crianças a se reconectarem com a natureza e valorizarem o que plantamos e colhemos? Na EMEI Águas Claras (Barreiro) e na EMEF Presidente Tancredo Neves (Venda Nova), os estudantes viveram experiências que aproximam a infância do meio ambiente, mostrando que aprender pode ser também plantar, cuidar e saborear.
EMEI Águas Claras

Foto: Acervo EMEIAC
#paratodosverem: Um grupo de crianças, com pequenos regadores coloridos, está plantando em vasos feitos de pneus pintados de amarelo. Elas se reúnem em volta de um grande cartaz que identifica o local como um "Ponto Limpo". A cena transmite a alegria, com as crianças cuidando das plantas com entusiasmo.
O projeto “Pequenos Guardiões: As interfaces entre a infância contemporânea e as relações com a natureza” levou as crianças da Educação Infantil a explorarem a biodiversidade presente na escola e em seu entorno, promovendo uma conexão afetiva com o meio ambiente. No primeiro eixo, os estudantes participaram da revitalização do jardim da escola: limparam o espaço, retiraram folhas secas e mato, plantaram sementes de flores e hortaliças, regaram as mudas e registraram seu crescimento nos “Diários de Bordo do Jardim”, desenhando e relatando suas descobertas.
No segundo eixo, as crianças exploraram o entorno da escola, aprendendo sobre árvores nativas da região. Em parceria com a comunidade e a Prefeitura, realizaram expedições para tocar troncos, observar folhas, coletar sementes e identificar espécies com materiais didáticos adaptados. Algumas árvores foram “adotadas” pelas turmas, que criaram placas de identificação e se responsabilizaram por regá-las e cuidar do entorno.
O terceiro eixo focou na conscientização sobre o descarte correto de resíduos. Em parceria com a SLU, foi instalado um Ponto Limpo, que transforma os bota-foras clandestinos em ambientes limpos e saudáveis. Além disso, oficinas de reutilização transformaram garrafas PET, caixas de papelão e tampinhas em brinquedos e plantios, estimulando a criatividade e o cuidado com o meio ambiente. “A comunidade acolheu o Ponto Limpo, entendendo sua importância e valorizando o trabalho da escola. O aprendizado chegou não somente para as crianças, mas também para a comunidade”, conta Fabiana Gomes Lopes, professora da Educação Infantil.
EMEF Presidente Tancredo Neves

Foto: Acervo EMPTN
#paratodosverem: Duas estudantes, em uma horta escolar, sorriem com orgulho enquanto seguram duas bandejas repletas de vegetais frescos, incluindo rabanetes e folhas verdes. Elas estão em meio a outras plantas
Na EMEF Presidente Tancredo Neves, o projeto “Da horta para o prato” aproximou os estudantes do cultivo de alimentos e de hábitos mais saudáveis. Eles participaram da preparação da terra, plantio, cuidado e colheita de diversas hortaliças e frutas, como tomate cereja, melão, pimentão, manjericão, taioba e cenoura. Os alimentos colhidos foram utilizados na preparação de saladas na cantina e levados para casa, ampliando o aprendizado e a conscientização sobre alimentação saudável. “Era uma vez um professor de informática, Clayton, que se tornou professor de plantas. Nós plantamos muitas coisas e colhemos frutas e hortaliças. Foi muito legal”, relata Moisés da Silva Souza, aluno do 4º ano.
Essas duas iniciativas mostram como o contato com a natureza pode ser incorporado de formas criativas e significativas, explorando o entorno, cuidando de jardins e cultivando alimentos. E você, como incentiva seus alunos a cuidar do planeta e a valorizar o que plantam?
