Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Em sala de aula, uma menina caminha sobre uma linha branca no chão de uma sala, enquanto outras crianças, sentadas em carteiras coloridas, observam. Ao lado da linha, há um tecido azul amontoado no chão. Ao fundo, vêem-se mochilas penduradas na parede
Acervo EM Hugo Werneck

Crianças praticam atividades motoras em sala de aula

criado em - atualizado em

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Werneck está com tudo quando o assunto é o desenvolvimento das crianças! A escola reconhece a importância de atividades que preparam os pequenos para um futuro mais independente, e para isso, tem investido em brincadeiras práticas e super divertidas.

 

Mãos à obra com coordenação motora fina

 

A turma de 4 e 5 anos do período integral, sob a orientação das professoras Clarissa Gontijo e Letícia Fonseca, está com a mão na massa – literalmente! As crianças participam de atividades que estimulam a precisão dos movimentos das mãos, dedos e pulsos. Já rolaram brincadeiras com massinha, alinhavo, desenho, LEGO, recorte e colagem.

 

"Uma coordenação motora fina bem trabalhada auxilia na pega correta do lápis na hora da escrita.", explicou Clarissa. O aprimoramento dessa habilidade também pode levar a melhora na execução de tarefas diárias e ampliar a autonomia das crianças.

 

Legenda: Estudantes praticam habilidades de coordenação motora fina

Foto: Acervo EM Hugo Werneck

#paratodosverem: Crianças pequenas estão sentadas em círculo no chão de uma sala. No centro, um menino e uma menina, concentrados, usam pincéis para pintar um desenho em uma folha grande de papel. A maioria das crianças veste camiseta verde e observa a atividade com atenção. Ao fundo, há cadeiras coloridas e paredes de tijolos.

 

Tesoura na mão e criatividade a mil

 

Uma das atividades que mais tem feito sucesso é o recorte, explorado de forma livre e direcionada. A professora Clarissa conta que essa prática é um verdadeiro combo de benefícios, pois melhora a percepção visual, a noção espacial, a criatividade e a concentração.

 

O simples ato de manusear a tesoura fortalece os músculos das mãos e dedos, aprimorando a coordenação olho-mão. "Além de se divertirem, elas se sentem desafiadas e conquistam habilidades manuais de forma progressiva, demonstrando muita alegria a cada avanço", comenta Clarissa. O recorte ainda exige atenção aos detalhes e ajuda a criança a observar formas e direções, preparando o terreno para a alfabetização.

 

Legenda: A importância do recorte na educação infantil

Foto: Acervo EM Hugo Werneck

#paratodosverem: Crianças pequenas estão sentadas ao redor de mesas coloridas em formato de colmeia, cortando tiras e pedaços de papel branco com tesouras. Elas demonstram concentração enquanto realizam a atividade. Ao fundo, há mochilas penduradas na parede. A cena acontece em uma sala de educação infantil, com ambiente alegre e educativo.

 

Aprender brincando - A divertida aventura do "Terra-Mar"

 

Para trabalhar a coordenação motora ampla, as professoras Clarissa e Letícia trouxeram uma brincadeira de origem africana que tem sido um sucesso: o Terra-Mar. Usando um pedaço de TNT azul para representar o mar, a brincadeira desafia as crianças a pularem para os lados "terra" e "mar" quando os comandos são dados.

 

Essa atividade lúdica e dinâmica ajuda os pequenos a desenvolverem o equilíbrio, a lateralidade e a consciência corporal. Eles se divertiram se equilibrando de frente, de lado, sozinhos e em duplas.

 

A professora Clarissa explica a importância da brincadeira: "Quando a coordenação motora ampla está bem desenvolvida, a coordenação motora fina também evolui significativamente. Um corpo bem trabalhado garante um bom desenvolvimento da coordenação motora fina, que é fundamental para uma pega correta e firmeza nos instrumentos de escrita."

 

A Escola Municipal Hugo Werneck mostra que aprender pode ser uma verdadeira aventura!

 

Legenda: Terra mar como forma de aprimorar habilidades motoras

Foto: Acervo EM Hugo Werneck

#paratodosverem: Duas meninas caminham cuidadosamente sobre uma linha branca marcada no chão de uma sala de aula. Ao lado da linha, há tecidos azuis espalhados, representando o mar. Ao fundo, outras crianças observam a atividade enquanto estão sentadas em carteiras coloridas. Várias mochilas estão penduradas na parede, indicando um ambiente escolar infantil.