Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na imagem, tirada em uma perspectiva de cima para baixo, diversas crianças uniformizadas estão sentadas em círculo, no chão de uma sala. Entre elas, há três mulheres adultas. Atrás delas, estão três prateleiras brancas cheias de brinquedos, algumas cadeiras e duas mesas pequenas (uma com toalha alaranjada e outra com toalha verde). No canto superior direito, há uma porta aberta com o número nove estampado.
Andrea Marta de Oliveira

Cães e gatos ajudam crianças a lidarem com emoções

criado em - atualizado em

 

Durante os meses de março e abril deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Branca, da Regional Pampulha, realizou um projeto que busca entender como os(as) estudantes de 5 anos da instituição percebem e sentem o cotidiano escolar. Foram realizadas três rodas de conversa para abordar o tema e, até o momento, 47 crianças foram contempladas.


Nos encontros, denominados “Um dia na escola de cães e gatos”, estiveram presentes educadores(as), profissionais do Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) e alunos(as). Houve a narração da rotina da escola por meio de um comparativo, em que os animais representavam as características emocionais dos seres humanos.


A ação foi realizada com o intuito de atingir alguns objetivos, como trabalhar os aspectos cognitivos de atenção e concentração ao escutar o outro, bem como conduzir e orientar as crianças sobre suas próprias condutas. Além disso, foram trabalhados conceitos de valores sociais, como respeito, amor e amizade, a fim de promover uma cultura de paz e resolução de conflitos nos espaços da escola.


Segundo a professora da turma de 5 anos, Sânia Giovanini, a iniciativa surgiu a partir de uma situação que estava acontecendo com um aluno: “Foi muito produtivo e interessante a dinâmica da história ‘Um dia na escola de cães e gatos’. As crianças participaram dando suas contribuições sobre o assunto”. Ela completa: “Esperamos ter outros encontros iguais a este.”