8 Maio 2025 -
Durante os meses de março e abril deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Branca, da Regional Pampulha, realizou um projeto que busca entender como os(as) estudantes de 5 anos da instituição percebem e sentem o cotidiano escolar. Foram realizadas três rodas de conversa para abordar o tema e, até o momento, 47 crianças foram contempladas.
Nos encontros, denominados “Um dia na escola de cães e gatos”, estiveram presentes educadores(as), profissionais do Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) e alunos(as). Houve a narração da rotina da escola por meio de um comparativo, em que os animais representavam as características emocionais dos seres humanos.
A ação foi realizada com o intuito de atingir alguns objetivos, como trabalhar os aspectos cognitivos de atenção e concentração ao escutar o outro, bem como conduzir e orientar as crianças sobre suas próprias condutas. Além disso, foram trabalhados conceitos de valores sociais, como respeito, amor e amizade, a fim de promover uma cultura de paz e resolução de conflitos nos espaços da escola.
Segundo a professora da turma de 5 anos, Sânia Giovanini, a iniciativa surgiu a partir de uma situação que estava acontecendo com um aluno: “Foi muito produtivo e interessante a dinâmica da história ‘Um dia na escola de cães e gatos’. As crianças participaram dando suas contribuições sobre o assunto”. Ela completa: “Esperamos ter outros encontros iguais a este.”