Segundo o BH Map, nossa capital conta com mais de 1000 nascentes em seu território. A preservação do patrimônio hídrico de Belo Horizonte é essencial para o equilíbrio ambiental da cidade, banhada pelas bacias dos Ribeirões Arruda, Onça, Isidoro e Velhas.
O programa Renascente, criado em 2025 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), tem como objetivo promover a recuperação ambiental de áreas degradadas de nascentes, brejos e cursos d’água da capital mineira, garantindo a proteção ao patrimônio hídrico do município. Por meio de plantios, manejo e manutenção e cercamento em Áreas de Preservação Permanente geradas por recursos hídricos, o Renascente pretende recuperar a cobertura vegetal, promover a redução de carreamento de sedimentos e de processos erosivos para os berços de água, restituindo a biodiversidade e promovendo a recomposição de habitats para a fauna.
Em sua primeira ação em 2025, o Renascente realizou o plantio de quase 300 mudas no bairro Jardim Vitória, regional Nordeste. A atividade ocorreu em parceria com a Escola Municipal Honorina Rabelo, fortalecendo o objetivo do programa em realizar atividades de Educação Ambiental e de articulação territorial com as comunidades, entidades e coletivos ambientais, escolas, associações comunitárias e outros atores da sociedade civil para a condução das ações.