Pular para o conteúdo principal

Modalidades do Licenciamento

criado em - atualizado em

1)   O que é?

É o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a instalação, a construção, a ampliação ou o funcionamento de atividades ou empreendimentos que impliquem repercussões ambientais significativas, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
 

2)   Serviços / Modalidades do Licenciamento Ambiental

I – Licenciamento Ambiental Trifásico;

II – Licenciamento Ambiental Concomitante;

III – Licenciamento Ambiental Simplificado.

 

- Licenciamento Ambiental Trifásico – LAT: aplicável para atividades e empreendimentos de categoria 6 ou grande porte. Será realizado em três etapas, com análise por parte da SMMA, órgãos de interface e deliberação do COMAM. Nesta modalidade as etapas de viabilidade ambiental, instalação e operação da atividade ou do empreendimento serão analisadas em fases sucessivas e, se aprovadas, serão expedidas as seguintes licenças:

I – Licença Prévia – LP – que atesta a viabilidade ambiental da atividade ou do empreendimento quanto à sua concepção e localização, com o estabelecimento dos requisitos básicos e das condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação, observadas as leis municipais, estaduais e federais de uso do solo;

II – Licença de Instalação – LI – que atesta a viabilidade ambiental da instalação da atividade ou do empreendimento, de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes;

III – Licença de Operação – LO – que atesta a viabilidade ambiental da operação da atividade ou do empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta da LP e da LI, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas para a operação e, quando necessário, para a desativação.
 

Licenciamento Ambiental Concomitante – LAC: nesta modalidade serão analisadas as mesmas etapas definidas no Licenciamento Ambiental Trifásico, observados os procedimentos definidos pelo órgão ambiental competente, sendo as licenças expedidas concomitantemente pela SMMA, de acordo com a localização, a natureza, as características e a fase da atividade ou empreendimento, segundo as seguintes alternativas:

LAC 1 - aplicável para atividades ou empreendimentos de categoria 1 a 3 ou pequeno porte, será realizado em etapa única, com expedição eletrônica de LP, LI e LO em um único documento.

LAC 2 - aplicável para atividades ou empreendimentos de categoria 4 ou médio porte, será realizado em duas etapas, com expedição eletrônica de LP, LI em um único documento e posterior expedição da LO, mediante a apresentação de relatório de atendimento de condicionantes, da Consulta Prévia Ambiental e pagamento da DRAM.

Obs: nos casos em que a instalação implicar na operação do empreendimento a LP será emitida na primeira etapa e, posteriormente a LI e LO em um único documento.

LAC 3 – aplicável para empreendimentos categoria 5, será realizado em duas etapas, com análise por parte da SMMA, órgãos de interface e deliberação do COMAM, com a expedição eletrônica de LP, LI em documento único, nos casos de deferimento e posterior expedição da LO, mediante a apresentação de relatório de atendimento de condicionantes, atendimento da OLEI e pagamento da DRAM.

Obs: nos casos em que a instalação implicar na operação do empreendimento a LP será emitida na primeira etapa e, posteriormente a LI e LO em um único documento.
 

Licenciamento Ambiental Corretivo: as atividades ou empreendimentos enquadrados em LAC1, LAC2, LAC3 ou LAT que estiverem em instalação ou operação antes da emissão da devida licença ambiental deverão realizar o licenciamento corretivo nos termos da seção II, do capítulo III, do Decreto Municipal nº 17.266/20 . Os procedimentos para abertura de processo serão os mesmos descritos para cada modalidade de licenciamento, sendo em única etapa de licença corretiva.

Licenciamento Ambiental Simplificado – LAS: O Licenciamento Ambiental Simplificado será realizado em uma única fase e dividido nas seguintes modalidades:

I – LAS/CAS: mediante o preenchimento do Cadastro Ambiental Simplificado – CAS pelo empreendedor, atendimento da Consulta Prévia Ambiental, pagamento do Documento de Recolhimento e Arrecadação Municipal, com expedição eletrônica da Licença Ambiental Simplificada – LAS/CAS

II – LAS/RAS: mediante preenchimento do Relatório Ambiental Simplificado – RAS, atendimento da Consulta Prévia Ambiental, pagamento do Documento de Recolhimento e Arrecadação Municipal, análise por parte da SMMA, com expedição eletrônica da Licença Ambiental Simplificada – LAS/RAS, nos casos de deferimento.

 

Dos Licenciamentos Específicos:

Estão sujeitos ao Licenciamento Ambiental, conforme procedimentos específicos, as seguintes tipologias:

- Licenciamento Ambiental de Infraestrutura: trata-se do licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos de infraestrutura enquadrados pelas DNs COMAM nº 58/07, 72/12, 80/14, 82/16 e 86/17. Os procedimentos para a obtenção de orientação para o licenciamento de empreendimento de impacto – OLEI e abertura de processo estão disponíveis no Portal de Serviços da PBH.
 

  • Serviços:

Serviços para o licenciamento via Consulta Prévia Ambiental – CPA:

- Consulta Prévia Ambiental – CPA

- Licenciamento Ambiental Simplificado/Cadastro Ambiental Simplificado – LAS /CAS

- Licenciamento Ambiental Simplificado/Relatório Ambiental Simplificado – LAS /RAS

- Licenciamento Ambiental via Consulta Prévia Ambiental (comércio e prestação de serviços)

- Licenciamento Ambiental via Consulta Prévia Ambiental (Indústrias)

- Atendimento de Solicitação de Informações Complementares

- Recurso Referente ao Licenciamento Ambiental

- Atendimento de condicionantes do licenciamento ambiental

Serviços para o licenciamento via Orientação para o Licenciamento de Empreendimentos de Impacto – OLEI:

- Orientação para o Licenciamento de Empreendimento de Impacto – OLEI;

- Licenciamento Ambiental Concomitante – LAC3 e Licenciamento Ambiental Trifásico – LAT (Indústria, Comércio e Prestação de Serviço

- Licenciamento Ambiental – Postos de Combustíveis

- Licenciamento Ambiental – Infraestrutura

- Atendimento a Relatório de Pendências (Licenciamento de Empreendimento de Impacto Ambiental ou Urbanístico

- Recurso Licenciamento de Alta Complexidade (Empreendimentos de Impacto Urbanístico ou Ambiental

- Atendimento a condicionantes de LP ou LI – LP/LI ou às diretrizes do PLU

Outros serviços:

- Autorização para Ocupação em Área de Relevância Ambiental

Recurso de Existência/Declaração de Inexistência de Área de Preservação Permanente – APP

- Declaração de Empresa não Passível de Licenciamento Ambiental:

- Autorização para Utilização ou Detonação de Explosivos

- Autorização para Obras de Construção Civil em Horário Especial

O detalhamento de cada serviço está descrito no Portal de Serviços da PBH: https://servicos.pbh.gov.br/