Pular para o conteúdo principal

Cadastro Único de Nascentes

criado em - atualizado em
Cadastro Único de Nascentes
Amira Hissa

O Cadastro Único de Nascentes é o programa desenvolvido para registrar, em um banco de dados único, todas as nascentes existentes em Belo Horizonte, além de estimular ações de preservação e a execução de políticas públicas com base neste documento.

 

Ele é atualizado por meio de um trabalho de campo feito pela PBH, contemplando todos os recursos hídricos – sejam eles nascentes, brejos, cursos d'água ou represas, categorizados ou não como área de preservação permanente (APP). Até o momento, já foram identificadas no município 1.185 nascentes. Destas, 912 estão presentes em áreas de preservação permanente.

 

Quase 100% do uso e consumo da água no mundo são provenientes das nascentes. Elas são a base para o surgimento e conservação de rios, lagos e córregos, bem como a etapa mais importante no ciclo hidrológico, visto que na nascente está o elo entre o subterrâneo e a superfície. A presença das APPs constitui um importante parâmetro ambiental e urbanístico, na medida em que estabelece as diretrizes específicas nos processos de licenciamento e de regularização para ocupação em terrenos inseridos em áreas de preservação.

 

A Secretaria de Meio Ambiente realiza vistorias contínuas pra identificação de novos pontos e ou confirmação da situação das nascentes já cadastradas. 

 

Tais informações estão disponíveis no BHMAP.