Pular para o conteúdo principal

Tecnologias na Educação

Cerca de 12 alunos vestidos com camisetas cor de laranja estão em uma sala com dois monitores fazendo trabalhos manuais com papelão, garrafas plásticas, canudos plásticos e outros.
Arquivo/Smed
criado em - atualizado em

A Assessoria de Tecnologias Educacionais (Asted) tem como objetivo democratizar a concepção do uso pedagógico das tecnologias digitais e das metodologias ativas, reduzindo as barreiras entre criação e inovação, na teoria e na prática com a implantação de projetos inovadores em multiespaços personalizados, diferenciados, voltados para a criatividade, a experimentação e a construção de soluções e produtos. A inovação curricular e metodológica somente concretiza-se como política pública de educação para as instituições de ensino e para a cidade de Belo Horizonte quando as redes colaboram entre si abarcando conceitos das sociedades em conexão provenientes de infinitas possibilidades de interação e intercâmbio.

 

As ações e projetos da Asted voltam-se para o público de profissionais que atuam em quaisquer das instituições escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em todos os níveis e modalidades de ensino, seus estudantes e comunidades escolares prevendo orientações, suporte e subsídios ao desenvolvimento de propostas pedagógicas na escola, bem como para a articulação com parceiros externos, avaliação e alinhamentos com a gestão interna da Secretaria Municipal de Educação e de outras secretarias afins da Prefeitura de Belo Horizonte, visando a construção da política educacional voltada para o uso das tecnologias educacionais.

 

A Asted é reconhecida pela execução de ações e projetos de cunho pedagógico desde 2017. Seu trabalho envolve o desenvolvimento do pensamento computacional desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, com destaque para o projeto “A Hora do Código”, destacando a premiação recebida de parceiros internacionais, como o Massachussets Institute of Technology - MIT, pela participação no Desafio Aprendizagem Criativa 2019, com a apresentação do projeto “Aprender Fazendo, Programação e Robótica”.

 

Conheça os projetos da Asted: Robótica e Programação, Horizontes da Astronomia e Astronáutica, Aquaponia, Educação Digital, Aprendizagem Criativa, em programas e projetos da educação.