Pular para o conteúdo principal

Projeto Appia: um olhar para a Infância

Cerca de 20 pessoas posam para a foto, seis dela sentadas em cadeiras atrás de uma mesa de madeira, outras em pé.
Arquivo/Smed
atualizado em 29/11/2019 | 18:00

O Projeto APPIA: Um olhar para a Infância tem por objetivo articular e integrar a educação infantil e o ensino fundamental, em razão das possibilidades de convívio em um mesmo espaço físico escolar de crianças de 3 a 8 anos. Vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Educação.

 

Um grupo de profissionais vem realizando estudos e planejamentos acerca da infância, dos processos de transição da criança, da organização da escola tendo por meta conectar esses dois períodos da vida escolar dos estudantes para que ocorra um desenvolvimento contínuo, sem rupturas, ao longo da infância. Esse grupo realiza atividades no interior das escolas procurando envolver todos os profissionais envolvidos, familiares e crianças, numa postura de escuta e disponibilidade para a construção e implementação de um Plano de Trabalho Pedagógico Integrado, que esteja em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada escola na perspectiva de realização de ações integradas que promovam a continuidade.

 

Embora os momentos de transição façam parte do curso da vida de toda criança e são inevitáveis, é preciso que sejam cuidados de maneira especial. É fundamental a articulação entre os profissionais da escola e as famílias para que as crianças se sintam seguras, acolhidas e possam transformar esse momento de transição em experiência de aprendizado que propicie o crescimento e o desenvolvimento infantil, das crianças de 3 a 8 anos.