Escola Integrada

O Programa Escola Integrada está presente nas 177 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O Programa amplia não só o tempo, mas também os espaços de aprendizagem. Em que os estudantes realizam atividades diversificadas que contribuem efetivamente no seu desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural.
As atividades desenvolvidas nas oficinas atendem às seguintes áreas: Acompanhamento Pedagógico; Arte e Cultura; Educação Socioambiental; Educação e Diversidade; Direitos Humanos e Cidadania; Cidade, Patrimônio Cultural e Educação; Educomunicação e Uso de Mídias; Esporte e Lazer; Prevenção e Promoção à Saúde e Investigação no Campo das Ciências; Leituras na Educação Integral.
Em seu funcionamento, a Escola Integrada dialoga com conhecimentos, equipamentos e serviços disponíveis na comunidade. Os estudantes percorrem o bairro, a cidade, praticam esportes, participam de competições e torneios, visitam museus, salas de cinemas, teatros e têm acesso a diferentes manifestações esportivas, culturais e de lazer oferecidas pela cidade. O programa pressupõe, ainda, a articulação de ações intersetoriais entre diferentes esferas governamentais, com a incorporação das boas práticas educacionais e sociais existentes em Belo Horizonte.
Em 2019, a Escola Integrada atendeu a 54.743 estudantes.
Escola Integrada na Educação de Jovens e Adultos
A ampliação das oportunidades de aprendizagens para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, sob a perspectiva da Educação Integral, considera a formação integral dos sujeitos, a articulação de saberes, a ampliação da jornada escolar e da articulação de projetos integradores que dialoguem com as especificidades dos discentes.
As atividades são desenvolvidas por meio da oferta de oficinas organizadas a partir dos princípios da Educação Integral que dialogam com as propostas político-pedagógicas das Escolas Municipais e integram as áreas de conhecimento: Acompanhamento Pedagógico, Arte e Cultura, Cidade, Patrimônio Cultural e Educação, Direitos Humanos e Cidadania, Educação e Diversidade, Educação Socioambiental, Educomunicação e Uso de Mídias, Esporte e Lazer, Leituras na Educação Integral, Prevenção e Promoção à Saúde e Investigação no Campo das Ciências , Projeto Saber Mais.
Entende-se que, ao estabelecer um diálogo diferenciado com os estudantes, oportunizando outras experiências, contribuiremos para fomentar a ressignificação das relações estabelecidas dentro da escola, promovendo a ampliação do universo cultural, ampliando possibilidades de ação no mundo/no mundo do trabalho e também, na redução da evasão escolar.
As oficinas acontecem ao longo da semana: antes ou depois das aulas da EJA; às sextas-feiras e/ou sábados; em organizações diferenciadas a partir da proposta pedagógica das escolas.
Locais que podem ser utilizados para a realização das oficinas: nos espaços da escola (Biblioteca, Quadra, Sala de Informática, Auditório e outros) e nos locais parceiros.
Em 2019, a Escola Integrada na EJA atendeu 612 estudantes.
Informações
- CONHEÇA A REDE
- EIXOS ESTRATÉGICOS DA POLÍTICA PEDAGÓGICA
- Credenciamento de Instituições Parceiras
- CADASTRAMENTO ESCOLAR
- FORMULÁRIOS
- CONSELHOS E FÓRUNS
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho Municipal do Fundeb
- Fórum Municipal Permanente de Educação
- Legislação, diretrizes e normas
- Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD